A iniciativa pretende ouvir a partir de convidados suas experiências pessoais
O projeto “Abra Seus Ouvidos”, idealizado pelo Spotify, surgiu para fazer a promoção do reconhecimento e divulgação de artistas negros. A ideia está conectada com a valorização da cultura preta que a plataforma assume como compromisso. Ludmilla, Djonga, MC Dricka e L7NNON foram os artistas escolhidos para estrelar a campanha.
Contando com vídeos e áudios exclusivos dos artistas na playlist da iniciativa, é possível ter acesso a suas histórias e experiências quando o assunto é ser artista negro no Brasil. Eles também compartilham quem são referências para suas obras. “Tem bastante vozes pretas que abrem meus ouvidos. A primeira delas é um ícone pra mim, que é a Beyoncé. Eu amo tudo o que ela representa. A força que vem dela me dá mais coragem pra viver, sabe? A Rihanna também. Tudo que ela fez com a vida dela me inspira demais. Eu também amo escutar a Iza”, explica Ludmilla.
A partir das experiências pessoais dos convidados, a campanha questiona: “Você me ouve. Mas você me escuta?”. Essa indagação é o fio condutor do filme oficial da campanha, que conta com a voz da cantora Ludmilla, declamando um poema da Kimani, a poeta de slam do Grajaú.
“Escutar a voz dos pretos muda a realidade objetiva. A primeira coisa que muda é no bolso de quem está sendo escutado. E subjetivamente, muda para quem está ouvindo. Se essa pessoa é preta, ela vai se identificar e falar que existe alguém igual. E se essa pessoa não for preta, talvez ela passe a compreender um pouco as questões que devem ser compreendidas para o mundo ficar um pouquinho diferente”, diz Djonga em um dos vídeos da campanha.