Marcelo D2 libera o álbum ‘IBORU’ e anuncia show de lançamento em São Paulo

Escrito por admintemporary 16/06/2023 às 07:00

marcelo d2
Foto: Rodrigo Ladeira
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Marcelo D2 destaca “novo samba tradicional” e ambição artística em ‘IBORU’, que terá show de lançamento na Audio.

Apresentando uma nova estética musical em que o rap se faz presente no sagrado terreiro do samba, Marcelo D2 lançou na última quarta-feira (14) o seu nono álbum, nomeado IBORU, retornando à própria história de uma carreira profícua e marcada pela busca da inovação, propondo uma nova sonoridade, em que o cavaquinho, coro, percussão e metais dialogam harmoniosamente com os graves eletrônicos do rap.

Em 16 faixas, sendo 12 delas de autoria do rapper da banda Planet Hemp, o disco conta com participações de artistas como Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Alcione, Mumuzinho, B. Negão, Mateus Aleluia e a banda Metá Metá, além de incorporar samples de Romildo e Monarco, em homenagens póstumas aos compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela.

marcelo d2

Foto: Rodrigo Ladeira

Dividido em três atos, IBORU traz uma “ancestralidade do futuro”, como gosta de dizer o próprio autor. A palavra que dá nome ao projeto, traduzida livremente do Yoruba, significa “que sejam ouvidas as nossas súplicas”. Há dois anos, D2 se iniciou no Ifá, religião de matriz africana, e, neste novo álbum, buscou representar um manifesto da renovação de seu compromisso com a cultura popular.

No próximo dia 28 de junho, estreará um curta-metragem homônimo do disco, roteirizado pelo próprio Marcelo D2 e codirigido por Luiza Machado, que também assina a direção do álbum. O filme, em uma realização da PUPILA DILATADA, produtora do casal, integra o multiverso do artista, unindo samba, rap, cinema, artes plásticas, dança, história e fé, contando a história de um encontro entre os ainda jovens Pixinguinha, João da Baiana e Clementina de Jesus, em 1923. Além disso, sucede a vídeo-mixtape gravada ao vivo no Cacique de Ramos.

Nesta sexta-feira, o rapper se apresentará no palco da Audio, em São Paulo, com a atmosfera de terreiro em um ritual de celebração das suas raízes e ancestralidade. Os ingressos para o show vão de R$90 (pista e solidária) a R$160 (mezanino e entrada inteira), e podem ser adquiridos clicando aqui.

Ouça o álbum:

ícone

Recomendados para você