Maxwell Alexandre abre sua própria galeria de arte em São Cristóvão

Maxwell Alexandre dá mais um grande passo em sua carreira com estreia de galeria de arte.

Foi inaugurado para o público no último dia 4 de abril o Pavilhão Maxwell Alexandre com uma exposição gratuita que retrata pessoas negras em espaços de contemplações de artes e fica em cartaz até 4 de junho,  de terça à domingo, das 14h às 20h, na Rua Figueira de Melo, número 421, no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Expostas penduradas pelo galpão da galeria, as obras prosseguem a ideia do artista de pinturas em papel pardo.

Ciente da elitização e distanciação social construída em volta da arte contemporânea, Maxwell Alexandre acredita que aos poucos vai sendo aprendido as categorias e linguagens, adquirindo repertório para se relacionar. “Aquele sentimento que temos de não pertencer e de se sentir burro perante uma obra tem relação direta com essas atribuições construídas e programadas propositalmente para gerar esse afastamento. Vindo de favela, é claro que eu já me senti assim nesse lugar. Sempre achei chato as visitas que fiz a museus em passeios de escola”, conta o artista.

Foto: João Victor Guimarães

No dia de estreia, numa terça-feira, o local contou com a visita de 62 pessoas, entre elas, os rappers BK’ e JXNV$. Uma hora antes da abertura do portão, já haviam pessoas esperando do lado de fora. No feriado daquela mesma semana, de sexta-feira santa, foram 153 visitantes.

Já no sábado, mesmo com chuva, 206 pessoas compareceram. Segundo o autor, o número de visitantes no Pavilhão em sua primeira semana está mais próximo das grandes instituições de arte pública do que das galerias no Brasil.

Em fevereiro deste ano, Maxwell Alexandre levou a exposição gratuita de Novo Poder: passabilidade para a Espanha, na La Casa Encendida, um centro sociocultural da Fundação Montemadrid, que busca propagar cultura, meio-ambiente, educação e solidariedade. Nos últimos meses, o artista circulou também por Nova York e Paris, propagando as suas ideias através de pinturas em diversos e importantes museus.

Confira abaixo a publicação de anúncio do Pavilhão:

Sair da versão mobile