MC Bin Laden processa criadora do game ‘Fifa’ por usar dança de ‘Tá tranquilo, tá favorável’ sem pagar

MC Bin Laden foi um dos primeiros a viralizar uma coreografia no funk brasileiro

O funkeiro MC Bin Laden, um dos artistas que fez com que o funk paulista explodisse no Brasil, é o dono do hit “Tá tranquilo, tá favorável”. Recentemente ele abriu um processo contra a EA Sports, empresa criadora da série de jogos de futebol conhecido como Fifa, pelo uso sem autorização da coreografia que o MC criou para a música no jogo.

Em uma entrevista para o podcast G1 que está pedindo uma indenização por danos morais e materiais de R$ 120 mil, a música ficou popular em 2016. O hit viralizou no país há muitos anos. A dancinha feita pelo MC no clipe, cruzando os braços e fazendo o “sinal da Hang Loose, o famoso sinal do Ronaldinho”, viralizou principalmente entre as crianças.

foto mc bin laden
Foto: Reprodução

O que vai contra o artista nesse processo é suspensão desse tipo de ação pelo Superior Tribunal de Justiça. Em dezembro de 2021, Paulo de Tarso Sanseverino, ministro do STJ, defendeu que esses entendimentos fossem unificados, procurando dar um “tratamento isonômico” aos casos, evitando que diferentes decisões transformem os tribunais do Brasil em um verdadeiro caos.

Luis Felipe Cunha, advogado do MC Bin Laden, disse que a suspensão representa “uma tremenda injustiça, na medida em que a imagem de nossos clientes é utilizada sem qualquer contraprestação para geração de riqueza de algumas empresas do segmento”, falou.

A EA Games, juntamente com outras desenvolvedoras de games, acumulam mais de mil processos na justiça no Brasil. Ainda não há uma previsão para que esse tipo de ação volte a ganhar andamento aqui nos tribunais brasileiro.

Sair da versão mobile