Médico que alertou sobre surto de coronavírus morre após ser infectado

Li Wenliang faleceu na manhã de ontem

Um dos assuntos que mais estão dando o que falar nas redes sociais é o coronavírus. Responsável pela morte de mais de 400 pessoas em todo o mundo, o vírus é originário da China e tem colocado diversos países em estado de atenção. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a declarar crise global e tem exigido informações constantes sobre os estudos que visam procurar a vacina que pode reverter o surto. 

No entanto, uma nova notícia envolvendo o coronavírus deixou parte da comunidade científica ainda mais pessimista. Acontece que Li Wenliang, o médico chinês que primeiro alertou a possibilidade de os casos de inflamação respiratória que surgiram na China poderiam ser coronavírus, morreu após ser infectado e passar dias internado no hospital de Wuhan. 

De acordo com a CNN, o médico começou a apresentar sintomas nas últimas semanas e veio a falecer na manhã de ontem. Wenliang teria descoberto o início do coronavírus ainda em dezembro do ano passado, quando apenas 11 pessoas haviam apresentado sintomas de infecção. Após coletar resultados de exames, o médico realizou uma chamada de vídeo com um grupo de médicos para fazer o alerta. 

Em nota oficial, a OMS disse que a vida de Wenliang deve ser celebrada e que sua contribuição à saúde de pessoas do mundo todo sempre será reconhecida: “Deveríamos celebrar sua vida e lamentar sua morte junto com colegas”, disse o Dr. Mike Ryan, diretor executivo da divisão de Emergências em Saúde da OMS, durante uma coletiva de imprensa em Genebra. 

Sair da versão mobile