Hoje vamos lembrar de uma história que aconteceu em 2013, pouca gente conhece mas é uma história que merece bastante reconhecimento. Naquele ano o rapper Jay-Z liberou seu álbum Magna Carta, talvez esse não seja seu álbum preferido do Jay-Z mas podemos dizer que ele mudou a vida de uma menina canadense-nigeriana de apenas 16 anos chamada Ebony Oshunrinde, isso por que ela conseguiu participar no álbum do rapper com um beat produzido em seu quarto sem grandes equipamentos.
Ebony Oshunrinde com então 16 anos, conhecida como WondaGurl , foi listada nos créditos para a faixa “Crown”
“É um sentimento realmente bom. Quero mostrar aos jovens que podemos fazer as coisas. Qualquer um pode ser bem sucedido. Não importa de onde você é “, expressou ela seu prazer em estar no álbum de um dos melhores rappers do mundo em uma entrevista na época.
A produtora adolescente autodidata revelou ter começado a fazer suas próprias batidas depois de assistir a um vídeo entre Jay-Z e o mega produtor Timbaland trabalhando no estúdio juntos trabalhando em um álbum.
“Isso me inspirou e eu queria fazer exatamente o mesmo que ele fez”, disse ela.
Com 9 anos, WondaGurl baixou um software de produção e aprendeu a produzir assistindo vídeos no Youtube impressionada com a ideia de criar algo a partir do nada. Em 2012 depois de vencer a competição Battle of the Beat Makers de Toronto com apenas 15 anos, Oshunrinde começou a levar a sério seus beats e a trabalhar mais pesado.
A batida que entrou no álbum de Jay-Z começou com uma música de reggae. Oshunrinde ouviu a música e adicionou seus próprios toques usando software de computador. Ela trabalhou enviou para Travis Scott, que na época era apenas um jovem rapper e produtor de Houston sem muita fama e que conheceu Oshunrinde uma vez. Ele estava trabalhando no estúdio com Jay-Z quando ela lhe enviou a batida.
Poucos dias depois, Oshunrinde estava em casa com seu irmão e sua irmã quando o telefone tocou.
“Ele me enviou um sms e disse:” Estou prestes a mudar sua vida “, disse Oshunrinde.
Quando Scott disse a ela que sua batida apareceu no álbum de Jay-Z, ela achou que era uma piada.
“Normalmente, isso realmente não acontece com os jovens de 16 anos”, disse a adolescente.
Hoje WondaGurl já trabalhou com alguns dos melhores produtores do jogo , esteve no álbum “If You’re Reading This It’s Too Late de Drake nas faixas “Used To” “Company”, ela produziu o hit “Antidote” de Travis, além de faixas para Young Thug, Juicy J, Lil Uzi Vert, Ab-Soul, Big Sean (No Favors com Eminem), Lil Yachty, Bryson Tiller e muitos outros.