Mike Dean fala sobre a experiência de trabalhar em ‘Donda’ de Kanye West

Escrito por Fellipe Santos 09/09/2021 às 12:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Já se passou mais de uma semana desde que Kanye West lançou seu 10º álbum de estúdio, Donda.

E embora pouco se saiba sobre o que aconteceu no Estádio Mercedes-Benz em Atlanta, fora dessas enormes festas de audição, o lendário produtor Mike Dean conversou com Zane Lowe no Apple Music 1 sobre como era fazer parte disso. “Foi interessante”, diz Dean. “Foi cansativo, muitas horas, muitas mudanças. Sim. Saiu ótimo embora. Para este álbum, foi… quero dizer, Kanye teve três grupos de audição. Portanto, cada grupo de audição era como uma espécie de teste. E depois de cada um, acho que ele queria… Não posso falar muito sobre o processo dele. Ele pegou todas as informações que obteve de todos, incluindo análises online, análises de amigos pessoais e [ele] apenas digeriu tudo e ajustou o álbum da maneira que quis.”

Dean continuou, revelando onde ele estava durante os eventos de audição para as 27 canções, que acabou de colocar 23 faixas no Billboard Hot 100 nos últimos dias. “Eu definitivamente observei como o público mudou para músicas diferentes,” Dean revelou. “Porque eu estava no topo do estádio, discotecando a coisa toda. Eu estava em um pequeno círculo… Não. Não, eu estava apenas em uma casa, talvez quatro camadas acima, ao lado da camada superior, executando as músicas do meu computador.”

 

Ele também se abriu com Lowe sobre seu esforço mais recente, ECHOPLEX (Live 2021) , que trouxe seus sintetizadores para o local popular em Los Angeles, e agora online para uma experiência de álbum visual adequada. “Foi bom tocar em um local pequeno porque eu podia olhar diretamente no rosto das pessoas e ver o que elas estavam pensando, a que reagiam”, diz Dean. “Acho que a maioria das pessoas tomava alucinógenos, provavelmente. Eu também. Peguei alguns quadradinhos de chocolates. Eu e algumas pessoas que faziam a produção comigo, estávamos todos meio que viajando juntos. Foi divertido.”

Donda estreou no topo da Billboard 200 no domingo, obtendo a melhor marca do ano de 309.000 unidades de álbuns equivalentes.

ícone

Recomendados para você