Situação entre Rússia e Ucrânia continua crítica
A modelo brasileira Thalita do Valle morreu em um ataque russo a Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, na última sexta-feira (1). Ela foi vítima do mesmo bombardeio que matou o ex-soldado do Exército brasileiro Douglas Búrigo. Com isso, já são três brasileiros mortos no combate. Em junho, o Itamaraty já havia confirmado a morte de André Luís Hack Bahi, integrante da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia.
Conforme informou O Globo, Thalita já havia lutado contra o Estado Islâmico no Curdistão iraquiano, além de ter atuado em operações de resgate nas tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Thalita já tinha experiência em conflitos anteriores. Socorrista e com cursos de tiro no Brasil, participou de uma missão contra o Estado Islâmico no Iraque, Curdistão iraquiano e Curdistão Sírio há três anos, conforme registros em seu canal no YouTube. A experiência estava sendo registrada em livro redigido por Thalita em parceria com um escritor, diz a família.
Lá, recebeu treinamento para se tornar atiradora de elite e integrar um grupo conhecido como “peshmerga”, expressão usada pelos curdos para se referir aos combatentes de seu exército, segundo a família. Ela chegou a registrar imagens em vídeo nos locais de conflito na região, onde há menções ao termo curdo.
“A gente está na rota, na estrada, indo para o front”, descreveu em vídeo em território iraquiano registrado em setembro de 2019, enquanto filmava a região no carona de um veículo. Já no local, disse: “Gente, aqui é o front. Para lá é onde ocorre a batalha”. Em seguida, apareceu fardada na região.
“Ela recebeu treinamento e fez os cursos necessários para ir para a linha de frente. Mas, ao entrar no exército curdo, se especializou em tiros de precisão, com armas longas. A Thalita era do exército feminino e integrava uma linha de frente com atiradoras de elite. Era uma heroína, e a vocação dela era salvar vidas, correndo atrás de missões humanitárias”, diz Théo Rodrigo Vieira, irmão de Thalita.