Morre Chi Modu, autor de fotos icônicas de Tupac, Biggie mais lendas do Hip-Hop

Escrito por Vinicius Prado 22/05/2021 às 18:19

capa chi modu Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O lendário fotógrafo faleceu aos 54 anos

Um dos fotógrafos mais lendários do Hip-Hop faleceu neste fim de semana. Em uma história em desenvolvimento, membros da comunidade Hip-Hop estão de luto pela morte de Modu, que fez imagens icônicas de Biggie Smalls, Tupac Shakur, Eazy-E, Mobb Deep, Snoop Dogg, Dr. Dre, Diddy e LL Cool J, para citar alguns.

Nenhuma causa de morte foi tornada pública neste momento. Modu foi confirmado com 54 anos de idade em uma matéria do New York Times no final do ano passado. Nesse artigo, Modu vendeu oito fotos em um leilão da Sotheby’s. Uma delas, uma impressão Biggie, rendeu mais de US$ 30.000 para o fotografo.

Nascido em Lagos, Nigéria, e criado em Nova Jersey, Chi Modu frequentou a famosa Escola Lawrenceville enquanto grande parte de sua família estava do outro lado do oceano. Chi começou seu relacionamento com o fotojornalismo quando ainda era estudante na Rutgers University. Depois de trabalhar mais tarde no Centro Internacional de Fotografia e trabalhar no The Amsterdam News em 1991, Modu foi trabalhar na revista The Source no início dos anos 1990.

Durante o ponto de inflexão de “The Bible of Hip-Hop”, as imagens de Modu foram cruciais. Ele filmou mais de 30 capas para a publicação e se estabeleceu como um dos melhores fotógrafos da cultura. Fora do trabalho de impressão, Chi Modu foi escolhido para capas de álbuns, incluindo The Infamous de Mobb Deep, Tical de Method Man e Black Moon Enta da Stage, para citar alguns. Uma das primeiras fotos de Snoop Dogg se tornou a capa do álbum Neva Left de 2017.

Imagens de Biggie em frente às torres do World Trade Center, os últimos dias de Tupac, a a campanha “BIG-Mack” da Bad Boy, a produção de The Chronic e Eazy-E posado com seu lowrider Chevrolet Impala de 1963 tornaram-se tão engenhosos quanto seus temas. Modu capturou um tempo, espaço e energia no Hip-Hop que foi influente. Ele trabalhou em vários estilos, regiões e épocas do Hip-Hop. De Geto Boys a Das EFX, de Gang Starr a Ice Cube, Modu fazia os artistas parecerem ícones.

Em sua biografia para a imprensa , Modu compartilha: “O mundo da arte tende a ser muito exclusivo e cheio de obstáculos tanto para os artistas quanto para o público. Meu objetivo é tornar a arte mais inclusiva, interrompendo as galerias e os museus, quebrando as barreiras e levando a arte diretamente às pessoas. Como graffiti, mas legal. ”

Durante os últimos anos, Chi Modu ofereceu tutoriais em seu site e estava no processo de desenvolvimento de NFTs com seu conteúdo. Em uma entrevista de 2018 para a The Music Network, Modu admitiu que recusou oportunidades de trabalhar com algumas das estrelas do Rap de hoje. “Acho que já fiz o suficiente”, disse o artista visual que queria ser conhecido pela fotografia além do hip-hop. Ao desenhar cinco figuras para alguns de seus trabalhos, Modu insistiu em manter as impressões de seu trabalho acessíveis e acessíveis.

Veja algums imagens de Modu abaixo:

 

ícone

Recomendados para você