Música de Drake e The Weeknd criada por IA não concorrerá ao Grammy

Escrito por Felipe Mascari 09/09/2023 às 11:30

CAPA Drake e The Weeknd
FOTOS: JOHNNY NUNEZ/WIREIMAGE | KYLE GUSTAFSON/GETTY IMAGES
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

CEO do Grammy explicou o porquê da música falsa de Drake e The Weeknd não ser elegível.

A inteligência artificial está crescendo e, em abril deste ano, a ferramenta tecnológica criou uma música inédita entre dois dos maiores nomes do cenário musical atual: Drake e The Weeknd. A música foi originada por meio de um algoritmo que analisou diversas canções dos dois artistas e, a partir disso, criou uma nova faixa que combinava elementos de ambas.

A faixa foi feita por um misterioso artista criativo chamado “Ghostwriter” postou em seus canais de mídia social uma faixa chamada “Heart on My Sleeve”, apresentando os vocais de inteligência artificial gerados através da voz de Drake e The Weeknd. A música tem dois artistas canadenses fazendo rap e cantando sobre Selena Gomez.

Capa Drake e The Weeknd

Foto: Ollie Millington/WireImage

Na última quarta-feira (6), de acordo com informações da Variety, “Heart on My Sleeve”, a controversa música escrita e produzida por Ghostwriter foi enviada para consideração do Grammy. Com o dueto falso, o criador da canção estava em busca do prêmio mais cobiçado da indústria da música. Anteriormente, segundo Harvey Mason Jr., o CEO da Recording Academy, “é absolutamente elegível porque foi escrito por um humano”.

Porém, o executivo do Grammy voltou atrás e afirmou que a música de Drake e The Weeknd, gerada por inteligência artificial, não será elegível para consideração do prêmio. Harvey Mason Jr. foi ao Instagram na última sexta-feira (8) e esclareceu a confusão em torno da faixa, explicando algumas razões pelas quais ela não é elegível.

“Deixe-me ser bem claro, embora tenha sido escrita por um criador humano, os vocais não foram obtidos legalmente, os vocais não foram autorizados pelo selo ou pelo artista, e a música não está comercialmente disponível. E por causa disso, não é elegível. É tudo complicado e está se movendo muito rapidamente, e tenho certeza de que as coisas vão continuar a evoluir e mudar. Mas, por favor, não se confunda. A Academia está aqui para apoiar, advogar, proteger e representar artistas e criadores humanos, ponto”, disse ele.

“Heart On My Sleeve” é composta e arranjada pelo Ghostwriter, que processou vocais por meio de IA para se assemelhar aos cantores mencionados, mas sem a aprovação deles. A música foi postada no YouTube em meados de abril. Logo após, ficou disponível para streaming no Apple, Tidal, Deezer e Spotify, este último relatando mais de 630.000 ouvintes.

ícone

Recomendados para você