Nicki Minaj diz que poder dos Barbzs e ARMYs fizeram a Billboard mudar regras dos charts

Nicki Minaj diz que sua base de fãs é tão poderosa que a Billboard mudou as regras.

Em uma live feita recentemente, a rapper Nicki Minaj acusou a Billboard de mudar as regras dos charts para que ela e o BTS não alcancem o topo dos charts. O motivo? o poder que as duas base de fãs tem. Em um trecho, Nicki Minaj explicou que existem regras na indústria da música que são criadas para garantir que certas coisas não aconteçam novamente. “As regras eram garantir que, nunca mais na história, um artista ou, no meu caso, dois artistas, se você sabe do que estou falando, que estivesse sendo banido, pudesse ser o número um.” disse a rapper, sem citar o nome do BTS diretamente.

Dando continuidade ao seu discurso, Nicki Minaj explicou que cada vez que um grupo lança uma música e os fãs tentam ajudar a música a ter sucesso de uma “maneira não convencional”, os que estão no topo não gostam. “Então, se nós como fanbase, ou digamos BTS como fanbase, que recentemente viu isso acontecer. Toda vez que lançamos uma música, podemos fazer o que fazemos com ‘Say So’ ou ‘Trollz’, então isso tira o poder da mão de alguém, e eles não gostam disso. Aqui é tudo uma questão de poder” disse a rapper.

Capa Anderson .Paak e BTS
Foto: YouTube (BangtanTV)

Em março, Nicki falou sobre o mesmo assunto quando conversou com Joe Budden para uma grande entrevista. Em um ponto da conversa, Minaj expressou seus problemas com a forma como a Billboard calcula pontos para seus charts semanais. Em 2020, a Billboard decidiu ‘eliminar completamente a prática de contar venda de álbuns conjuntas com produtos e ingressos para shows em suas paradas de álbuns e músicas’. Em uma tentativa de “equilibrar o campo de jogo para todos os artistas”, a publicação não contabiliza mais a venda de discos físicos ou singles empacotados com outros produtos.

As mudanças nas regras vieram apenas algumas semanas depois que a música “Trollz” de Nicki Minaj com Tekashi 6ix9ine estreou no topo do Hot 100. Houve especulações de que o single se tornou a música número 1 na América principalmente devido aos fãs de 6ix9ine e Minaj comprarem em massa várias opções de pacotes de mercadorias. Essa teoria se tornou mais clara quando “Trollz” caiu 34 posições no Hot 100 da semana seguinte, quebrando o recorde de maior queda de uma semana na história para uma música que estreou na primeira posição.

Sair da versão mobile