Nike abre processo contra personalizadores de tênis de sua marca

Nike está processando um personalizador bastante famoso.

Recentemente, a Nike adotou uma abordagem mais agressiva para proteger suas marcas registradas e propriedade intelectual, entrando com um processo contra a MSCHF por causa dos tênis “Satan” inspirados em Lil ‘Nas X, fazendo o mesmo com o designer Warren Lotas sobre suas imitações de Dunks e garantindo uma marca registrada para o Air Jordan 1 na esteira do número crescente de marcas que produzem versões com logotipos alterados. De acordo com a The Fashion Law, o próximo passo da Nike pode acabar totalmente com os personalizadores de produtos da Nike, começando com uma batalha legal contra a Drip Creationz.

Documentos obtidos pela TFL confirmam que a Nike entrou com uma queixa contra a Customs By Ilene, Inc., ou Drip Creationz, em um tribunal federal na segunda-feira, alegando violação e diluição de marca registrada, bem como falsificação. No processo, a Nike alega que a Drip Creationz está vendendo produtos falsificados da Nike, mais notavelmente “imitações de tênis Air Force 1”, que infringem sua marca registrada e o icônico logotipo Swoosh. Eles também notam um trabalho artesanal pobre, apontando que os sapatos têm “proporções tortas, costura bagunçada, detalhes baratos e [são] mais altos do que os sapatos reais do Air Force 1.”

O processo sugere que a Drop Creationz desconstroi os AFT1 antes de substituir e / ou adicionar novo material. A Nike diz que os calçados da empresa foram substancialmente alterados de maneiras nunca aprovadas ou autorizadas. Além disso, eles fazem referência a cores e imagens não aprovadas nos costumes da empresa, citando pares gráficos Burberry, Cheetos e Travis Scott Astroworld, entre outros que podem causar confusão no mercado e interferir em sua capacidade de “escolher com quem colabora, com quais cores lançar, e que mensagem seus designs transmitem”. Drip Creationz também oferece seu “próprio” tênis chamado D1, um design inspirado na AF1 que é vendido por US $ 100- $ 120.

Antecipando que alguns verão isso como um ataque, a Nike afirma que “não tem nenhum desejo de limitar a expressão individual de criativos e artesãos, muitos dos quais são alguns dos maiores fãs da Nike”. No entanto, também diz que “não pode permitir que ‘personalizadores’ como a Drip Creationz construam um negócio com base em suas marcas registradas mais icônicas, minando o valor dessas marcas e a mensagem que elas transmitem aos consumidores”. A posição da marca é que está se tornando cada vez mais difícil distinguir produtos autorizados da Nike de costumes não autorizados

A ironia aqui é que a Nike e Virgil Abloh revelaram recentemente uma coleção de Louis Vuitton x Air Force 1s diretamente inspirada em personalizações não autorizados popularizados nos anos 80. Apresentando monograma LV completo e estampas Damier Ebène, os pares de referência de sapatos originalmente produzidos pela Dapper Dan’s Boutique, sediada no Harlem.

Pelos motivos expostos, a Nike está pleiteando indenização monetária em um valor que será determinado em julgamento, bem como uma liminar que impediria a Drop Creationz de vender produtos que violem ainda mais suas marcas registradas.

Sair da versão mobile