niLL conta detalhes sobre sua nova mixtape “Good Smell Vol. 1”

Escrito por Fellipe Santos 30/08/2018 às 19:55

Foto: Divulgação

Projeto já está disponivel e traz o som conhecido do rapper, mas com novidades.

niLL, seu flow característico e o vaporwave estão de volta. O artista de Jundiaí acaba de liberar sua nova mixtape Good Smell Vol.1, onde encontramos um trabalho um pouco diferente. Principalmente nos temas, nas participações exclusivamente femininas, inclusive internacionais, e nas produções de Tan Beats. Em seu novo projeto, niLL troca o tom mais pessoal e introspectivo de Regina, por uma alegre celebração a vida.

Para saber um pouco mais sobre o mais novo trabalho de uma das jóias do rap nacional, fizemos uma entrevista especial com niLL. O artista nos detalhou seu processo criativo, falou sobre suas inspirações. como as colaborações acontecerem, revelou alguns planos para seus projetos futuros e muito mais.

Confira nossa conversa completa abaixo.

Primeiro, sobre “Regina”. O album foi um dos melhores de 2017 e acaba de completar 1 ano de lançamento. O que este projeto representa para você e para sua carreira? E olhando agora, depois de um ano, você imaginou esta recepção tão boa do público a este trabalho?

Então, eu sempre almejei um espaço de voz, vamos falar assim, então foi algo muito bom pra mim, um álbum como o REGINA, algo solido e verdadeiro., E por ser autentico chamou a atenção de diversas personalidades do rap e da música que eu admiro sacou, isso pra mim foi um passo grande, alem de me ensinar a fazer música e trabalhar com ela e conseguir viver dela, como faço hoje. Depois de um ano, eu vejo pessoas descobrindo ainda, isso vai ajudar a me tornar imortal (hahaha), pelo menos parece um sinal pra mim. Fora isso tudo, o publico que esse cd me trouxe foi algo muito satisfatório, eu encontro pessoas que me escutam no show do Azymuth e isso me enche de orgulho.

Recentemente, você lançou a mixtape “Food Station” com seu coletivo SoundFoodGang. Este era um projeto que vocês planejavam há algum tempo? Como foi trabalhar em equipe e liberar um trabalho em grupo após o fim do Sem Modos?

Sim, já planejávamos a tempos, só agora conseguimos parar e selecionar as faixas, criar algumas e lançar, sem muita demora sacou? Foi maneiro, eu ainda nem parei pra pensar nisso (kkkk), mais já queríamos fazer esse trampo, então ta ótimo.

Agora, você lança sua nova mixtape solo. Para começar, gostaria que nos falasse um pouco sobre o nome: Good Smell Vol.1. Por que um nome em ingles? E Vol. 1, significa que você inicia uma “saga” com esse projeto?

Escolhemos em inglês por soar melhor com o contexto da mixtape (kkkk). Acho que cheiro bom ia ficar estranho, tipo bom ar (kkkkk), cancela, deixa Good Smell, que ta lindo. E eu já imaginava fontes tipo letra de mão pra escrever o titulo, com certeza vai ter uma saga, e ela acaba de começar!

Na capa -muito bonita por sinal- feita pelo artista Leonardo Bermal, vemos o que parece ser uma garota com um braço mecânico tomando dois sorvetes, um derretendo e outro não. Qual o significado e inspiração da arte? Foi ideia sua ou teve participação?

Eu tinha a ideia só da mão segurando o sorvete, era pra ser uma foto saca, ai falei pro Léo e ele completou com a personagem, o braço mecânico e ilustrou. Tem muita influência de “Full Metal Alchemist”, “Steven Universe” e o sorvete foi porque era uma época que eu estava tomando muitos sorvetes e eu gosto de sorvete nada mais justo.

Sobre a sonoridade da mixtape e seu processo criativo, qual tipo de vibe e som você quis trazer para esse trabalho e quais foram suas inspirações?

Mano, eu quis colocar um pouco mais de vaporwave mesmo ir afundo dessa vez, não me preocupei muito se vão gostar ou não, fiz pensando se eu ia gostar, e gostei. Era isso mesmo, textura lo fi como de costume, quis dar a sensação que as aventuras se passam fora de casa, como o álbum era uma atmosfera caseira, tive que sair de casa pra contar a vida de outro angulo, liricamente o niLL amadureceu musicalmente ele se superou.

Demorou para chegar ao resultado final que você desejava para o projeto?

Não não, foi rápido até, consegui trabalhar na mixtape da SoundFoodGang, do Mano Will, além de “Good Smell”. Ramiro Mart mixou e masterizou tudo, ele trabalha de maneira excelente e é atencioso, então isso ajuda, e muito.

A mixtape traz algumas participações, entre elas temos duas artistas internacionais: WithLoveNika e Normal Gene. Como conheceu o trabalho delas e como rolou essa conexão e colaboração?

Conheci tudo pelo Instagram e YouTube, o Chinv conheceu a Normal Gene e me mostrou, enviei uns beats pra ela e assim começamos a trocar ideia. A Nika conheci no Instagram, ela me seguiu e ai bolamos ideia até surgir a oportunidade da colaboração. Obs: usei Google Tradutor, ajuda do Yung Buda e do Chinv pra falar com elas.

Seu álbum Regina, como disse, foi considerado um dos maiores destaques de 2017. Com isso, a expectativa para seu novo trabalho é grande. Atender essa expectativa, de alguma forma te pressionou ou te motivou na produção desta mixtape? Se sim, como encarou isso?

É engraçado, eu apenas fui fazendo como sempre (kkkk).”Negraxa” já era foda e foi meu primeiro EP solo, só que poucas pessoas conheceram, eu tenho uma mania de sempre fazer algo melhor do que a ultima vez, então encaro como dar um presente pro mundo, uma parada pra gente ouvir junto e ouvir com quem amamos, sem tiro nem bombas.

Pretende lançar videoclipe para alguma faixa da mixtape?

Sim, já tenho um em mente, vamos fazer sim de fato mi lord.

Sobre o futuro, já tem projetos em mente ou já trabalha em algo para seu segundo album? O que pode antecipar para seus fãs?

Sim, vamos ter mais álbuns. O plano do próximo já está bolado, quero encontrar todos vocês ai nas suas cidades, pode ter certeza. Isso é tipo uma carta entre agente, eu quero dizer a vocês que estou muito bem desse lado, as coisas tem ficado cada vez mais loucas, vou continuar fazendo isso mais ainda agora. Obrigado a todos que nos escutam e mandam mensagens, não desiste do seu sonho, essa porra é real!

Good Smell Vol. 1 já está disponivel no Spotify, Apple Music, Deezer e Google Play Music e você pode escutar abaixo.

Recomendados para você