Em seu primeiro álbum, Nilo aposta no R&B, trap e elementos de jazz.
Inspirado por seus últimos relacionamentos amorosos, Nilo lança, nesta quinta-feira (28), o seu álbum de estreia, baseado em histórias reais. Apresentando um alto grau de sensibilidade, ‘(EX)POSTO‘ é intimista e profundo, embalado pela sonoridade do R&B, trap e elementos de jazz. Navegando por meio de ambas as fases de uma relação, as oito faixas retratam início, meio e fim.
Enquanto Ryan SP, BIN, Menor MC e Cjota foram convidados para as participações especiais, a produção musical carrega a assinatura de renomados destaques da cena, como DJ Matt D, Caio Passos, Ajaax, Lotto, Nagalli, Murillo, TL e o próprio Nilo, que também toca instrumentos como piano e teclado. Neste primeiro disco, o artista aborda experiências românticas que viveu e entrega ao público uma grande autenticidade e originalidade ao explorar melodias suaves e controle vocal.
“Minhas inspirações foram os meus últimos relacionamentos, um deles principalmente, que teve começo, meio
e fim, e eu quis mostrar essas três fases. Quero passar uma concepção diferente de como lidar com o término e com todo o relacionamento em geral. Com mais sensibilidade e não procurando sempre sair por cima,
vou demonstrar minha fragilidade e meus sentimentos”, declara ele.
Curiosidades
O título do projeto destaca a ideia de exposição de algo, que, no caso, se refere ao desenrolar de um relacionamento amoroso. Nas composições, Nilo expõe seus sentimentos mais íntimos, carregados de momentos de paixão, felicidade, ansiedade, medos, sofrimento e tristeza. A questão da separação silábica ‘(EX)‘ remete à simbologia do término.
As oito faixas inéditas estão em formato de capítulos, que ajudam a contar a história. “As composições surgiram de vivências reais. Apartir da faixa 4 a história começa a ficar mais clara, em ‘Trato’ eu basicamente estou dizendo que fiz um acordo com a pessoa para ficarmos juntos daqui um tempo, pois meu foco no momento era o trabalho. A faixa 5, T’ oda Estranha’, já mostra o começo da crise, em que eu coloco com bastante sensibilidade um momento em que o relacionamento ficou completamente frio, e mostro minha tristeza e insatisfação”, inicia.
“A 6, ‘Qual foi bb?’, tem uma pegada mais urbana junto com o Menor MC, na qual eu acho que fui traído. A parceria com o Cjota vem no capítulo 7, é o momento em que a moça volta arrependida, mas eu já não estou mais tão interessado. A última música é mais polêmica, eu conto de uma traição da minha parte, em que assumo estar errado, e que agora só me resta vê-la com outra pessoa e ter que lidar com a situação”, acrescenta.
Na sequência, o cantor comenta sobre as participações. “Todos envolvidos são meus amigos pessoais, os produtores (Lotto e Nagali) fizeram parte do começo da minha trajetória na música e nos reencontramos agora com esse álbum. Caio Passos é muito especial dentro do estúdio e nossa energia se alinhou na hora. Matt D é meu irmão, acertou minhas primeiras músicas e não faria sentido se ele não estivesse junto. Menor MC e Cjota representam a nova geração que está despontando na cena de SP. O Bin, cria do RJ, é a cara do projeto pelo seu toque romântico, e o Ryan, traz a rua que eu quero trazer também nesse disco”, revela.
Lançado em todas as plataformas de streaming musical, ‘(EX)POSTO‘ foi lançado também no canal do YouTube do artista em oito videoclipes, com produção da Ogiva Filmes e direção de arte de Adeddo, seguindo o conceito do álbum, harmonizando cores, cenários e figurino, provocando no espectador as emoções sentidas por Nilo ao longo da narrativa amorosa. No Spotify, foi disponibilizada uma track bônus nomeada ‘BOEMIA‘, com produção de Murillo e LT.
Trajetória
Com uma recente carreira musical, iniciada em 2020, o artista da GR6 já soma 2,5 milhões de ouvintes só no Spotify e mais de 16 milhões de visualizações no seu canal do YouTube. Entre os seus hits, estão ‘Sorrisin de Puto Remix‘, em parceria com DJ Cayoo, DJ Escobar e MC Myres, com mais de 63 milhões de plays, e ‘Bixo Solto‘, com mais de 6 milhões de streams.
Nascido e criado na Zona Oeste da capital paulista, Nilo Froelich jogava futebol na adolescência no São Paulo, foi até a categoria sub-13 e depois defendeu o Palmeiras na sub-16. Autodidata, ele toca violão e piano desde os quatro anos, apesar de gostar muito do futebol, sua paixão pela música falou mais alto, principalmente na pandemia quando ele ficou dentro do estúdio que montou na sua casa com apoio da mãe, que investiu no sonho de cantar e produzir suas próprias músicas.
Foram feitas mais de 100 músicas que já estão prontas para serem lançadas. Com seu jeito descontraído de viver, ele adora surfar e compartilhar vídeos nas redes sociais, o que acabou chamando atenção de muitas pessoas do meio artístico, já que ele mostrava suas habilidades musicais apresentando algumas de suas produções, principalmente porque ele segue uma linha mais melódica e traz referências do r&b e trap juntos.
Isso mostra que Nilo já chega no mercado com estilo musical diferente. Seus primeiros vídeos postados no seu canal do YouTube começaram em novembro de 2020 e já na ocasião chamou atenção de muitos artistas que começaram acompanhá-lo nas redes sociais, como Anitta, Neymar, MC Poze do Rodo, Vulgo FK, Ryan SP e outros do rap.