Noah Lyles questiona título de ‘campeão mundial’ na NBA e gera revolta de atletas

Foto: Getty Images

Noah Lyles disse que títulos conquistados nas ligas dos EUA não são campeonatos mundiais.  

Tricampeão no Mundial de Atletismo em Budapeste, na Hungria, o velocista estadunidense Noah Lyles questionou o fato de algumas ligas norte-americanas, como NFL, MLB e NBA, atribuírem o título de campeão mundial às equipes vencedoras dessas competições. O atleta, de 26 anos, usou o exemplo da liga de basquete para demonstrar o incômodo.

“Sabe o que mais me incomoda? Quando eu assisto às finais da NBA e vejo ‘campeões mundiais’ no telão. Campeão mundial de quê? Dos Estados Unidos? Não me entendam mal, eu amo os Estados Unidos, mas o EUA não é o mundo. Não é o mundo”, afirmou, em entrevista coletiva na última sexta-feira (25), na capital húngara.

Capa Noah Lyles
Foto: Getty Images

Ele acrescentou ainda dizendo que a NBA não consegue representar todas as nações. “Nós somos o mundo. Nós temos quase todos os países aqui lutando, se esforçando e se dedicando pelas bandeiras, pelo país que eles representam. Não tem bandeiras de países na NBA”, completou Noah Lyles.

Noah Lyles venceu os 100m e 200m rasos e o 4x100m no Mundial de Budapeste. O estadunidense foi o primeiro a vencer os 100m e 200m no torneio desde o jamaicano Usain Bolt, em Pequim, na China, em 2015.Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2021, Noah Lyles ficou com a medalha de bronze nos 200m.

A fala do atleta causou insatisfação em jogadores da NBA. Quem foi mais direto na resposta foi Kevin Durant. O jogador do Phoenix Suns pediu para que “alguém ajudasse esse ‘irmão'”. Aaron Gordon, Devin Booker e Damian Lillard também se manifestaram por meio de emojis e gírias comuns da linguagem de redes sociais nos Estados Unidos, criticando o atleta.

Veja o vídeo abaixo no Instagram:

Sair da versão mobile