Novo decreto de Bolsonaro vai estragar sua cerveja

Escrito por Fellipe Santos 16/07/2019 às 20:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro publicou, nesta terça-feira, uma alteração no decreto que dispõe sobre a padronização de bebidas no país. Com as mudanças, as cervejas agora poderão ser produzidas com substitutos do lúpulo, espuma artificial e qualquer tipo de corante. Outras mudanças também foram feitas, como a eliminação de regras para a utilização de adição de álcool e de água de fora das fábricas.

A edição no decreto retira a obrigatoriedade de quase todos os pontos dos oito artigos que tratam sobre a a padronização da produção de cerveja, como, por exemplo, o que obriga que a cor da cerveja seja proveniente das substâncias corantes do malte da cevada. Agora, ela poderá ser colorida com qualquer tipo de corante (antes, só era permitido o uso do corante caramelo).

Diogo Cavalheiro (cervejeiro popular do Rio de Janeiro) avalia que as mudanças no decreto “podem ser interessantes para o pequeno produtor, porque abrem brecha para a produção cervejas com uma criatividade maior”. Mas, ao mesmo tempo, elas são “excelentes” para o grande produtor, “porque o barateamento do custo vai ser gigantesco”, e “péssimas para o consumidor”.

“Ela é péssima para o consumidor, que é a maior parte da população brasileira, por causa da questão da saúde”, afirma. “O que freava um pouco a quantidade de agrotóxicos dentro das cervejas produzidas aqui, é que a maior parte do malte que é utilizado no Brasil vem de países onde a legislação é mais rígida, por exemplo a Alemanha e a Bélgica. Como a gente não vai mais ser obrigado a utilizar esses produtos, a quantidade de agrotóxico que vai pra bebida vai ser muito maior”, conclui.

Em nota, a Ambev afirmou que o decreto “passa a apoiar ainda mais a criatividade cervejeira e a variedade de ingredientes e sabores, principalmente as microcervejarias, que são também uma das maiores provocadoras da inovação e da diversidade cervejeira. Nós da cervejaria Ambev também acreditamos que os ingredientes trazem características diferentes para cada rótulo. A qualidade sempre foi e continuará sendo o principal foco das nossas receitas”.

Fonte: Jornal o Dia

ícone

Recomendados para você