De onde pode vir o Rap e o que ele pode transformar?

Escrito por Fellipe Santos 21/04/2018 às 15:06

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Lil peep se tornou um marco para muitos jovens, o “emo rapper” colocava em suas letras os momentos duros e vazios de depressão, sustentando a única motivação em seus fãs, entorpecentes e nas relações amorosas que ainda não haviam virado musica. De um outro lado pessoas gostam do rap de Sant, um rap de versos agressivos e bem escritos, pensados na reflexão e interpretação, capas de gerar grande impacto social e julgar atitudes da sociedade. Ambos estão no rap, mas em pontos diferentes e usam pra coisas diferentes. Afinal, de onde vem o rap e como ele pode ser usado? O que pode ser transformado em Rap?

A inspiração pra fazer arte vem de diversos lugares, o hip-hop começou como manifestação cultural negra e expressava as dificuldade e os sonhos da quebrada, no Brasil ou na gringa o rap era sempre uma dura critica social e o alivio dos moradores da periferia, que podiam se expressar por esse meio. Mas tudo se transforma, os tempos mudam e a cultura do rap se espalhou, a inspiração teve novos focos. Rappers com grana poderiam passar o álbum todo falando apenas das notas, das bundas e do ouro em seus dentes, transformavam suas letras em pura ostentação, gerava inveja, chamava atenção e faz  se sentir um rei; De outro lado focavam no amor, usavam do sample e se declaravam para as mulheres, amores de uma noite, transas e até mães de seus filhos; E ainda em outros pontos o rap vinha da ameaça das gangues, das trocas de tiros e da crueldade das ruas, transformava medo em palavras, violência em uma forma de sobrevivência cantada.

Nesse ponto não tem certo nem errado, estamos sujeitos a nos identificar com um artista e sua mensagem, muitas vezes as realidades não combinam mas mesmo assim sentimos conexão com a temática, seja por viver ou apenas por sonhar com ela. Quando vemos o cenário nacional, muitos entendem BK e levam seus versos para a vida, assim como o mesmo continua vendo tudo na sua vida e transformando em letra. Outros se encontram em Migos, escutam o sonho dos carros milionários e querem ouvir mais do trio que pega a ostentação e cria nela novos conceitos e tendências. O rap é arte, é filtro, é muito mais que uma pessoa apenas, desde seu inicio tem falado com todos, sobre tudo.

Lil Peep, XXXTentacion acharam seu publico nas sad vibes, mesmo com a companhia de tantos fãs ainda se sentem sozinhos, isso gera mais letras, que gera mais publico. Sant é um exemplo que vem pesado com suas letras e surpreende, Rincon transforma o racismo enraizado em adoração a pele negra, outros fazem dos dias de cadeia uma nota de repudio ao estado, e você se identifica com o que? O rap ta te transformando, ou você transforma o rap?

ícone

Recomendados para você