Organização divulga nota oficial sobre caso de agressão a mulheres na “Batalha do Cianê”

Escrito por Fellipe Santos 20/09/2018 às 21:27

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Na ultima quinta-feira (13/09), noticiamos que ocorreu uma tentativa de agressão física e agressões verbais, por parte da organização da Batalha do Cianê, a duas garotas que faziam uma intervenção poética em prol de uma mulher que teria sido agredida por um dos organizadores anteriormente. Os fatos aconteceram na última batalha, no dia (12/09).

O fato foi filmado por diversas testemunhas que acompanhavam a batalha. Nos vídeos divulgados, homens aparecem gritando, dirigindo agressões verbais a duas garotas, que posteriormente foram identificadas como as autoras da intervenção poética.

Procurada, uma amiga das garotas envolvidas nos esclareceu o ocorrido. O Portal Rap Mais e a nossa colaboradora Andressa Vasconcelos assumem o erro de não ter procurado os organizadores da batalha anteriormente, para que eles dessem sua versão sobre o ocorrido. Por isso, pedimos desculpas ao público e aos envolvidos.

Confira a matéria completa aqui.  

Agora, os organizadores da Batalha do Cianê divulgaram uma nota de posicionamento sobre os fatos relatados e vistos em vídeo. Nós do Portal Rap Mais, demos o direito de resposta para a Batalha do Cianê nos contar a versão deles do acontecimento. Os organizadores, por meio de um advogado, nos mandaram o mesmo comunicado oficial. Por tanto, decidimos compartilhar a versão deles que foi exposta no mesmo.

A organização afirmou que tem comprometimento com a verdade e com os movimentos que os que se unem com propósito social, democrático, de inclusão de minorias e grupos com pouca visibilidade em suas lutas. O grupo também expressou solidariedade e aliança com o movimento feminista. Dizendo que trabalham com o HIP HOP como ferramenta de transformação e inclusão social.

Sobre as agressões sofridas pelas garotas, a organização revelou sua versão sobre os fatos:

Durante as intervenções poéticas, foi recitada uma poesia por uma das organizadoras e uma das MCs que é frequente no evento, direcionada a um ex organizador da batalha, interrompidas enquanto recitavam, começou a rolar um clima de animosidade e confusão. Tendo ocorrido agressões verbais contra as meninas, que foram caladas como mulheres e agredidas moralmente.

Após alguns minutos a batalha voltou a acontecer, porém a maioria ali se dispersou e houve pouco interesse em que o evento seguisse até o final, mas mesmo assim continuamos com muita dificuldade.

Quanto ao que motivou a discussão, que foi o sentimento de revolta e também repúdio ao machismo, misoginia e invisibilidade da luta das mulheres, nós da Batalha do Cianê assumimos o equivoco em tentar expor essas questões de maneira acalorada e sem o filtro do bom senso e da crítica construtiva na qual visa a desconstrução do indivíduo. Acreditamos na força do diálogo e no poder que as atitudes tem em influências a juventude e a sociedade como um todo.

A nota oficial ainda diz que nós do Portal Rap Mais fomos tendenciosos, tivemos a infelicidade de publicar a noticia sem apurar os fatos e sem revelar nossa fonte. Além de opinar que nosso Portal faz um desserviço ao Hip Hop do interior de São Paulo, e que por isso e pelo desdobramento negativo que a noticia gerou para a Batalha do Cianê, o site e a nossa colaboradora serão processados.

Nosso portal apenas noticiou o fato ocorrido, que foi capturado em vídeo e apurou o acontecido antes de publicar a noticia. Por questão de ética, segurança e por não sermos obrigados, não revelamos e nem revelaremos nossa fonte. A organização da batalha entrou em contato conosco e pediu que o artigo publicado fosse excluído de nosso site, para que as medidas legais contra nós fossem dispensadas. Não faremos a exclusão do conteúdo em hipótese alguma, isso seria uma censura e estaríamos calando as garotas que foram vitimas na situação.

Não foram divulgadas quais medidas serão tomadas perante as circunstâncias de agressão verbal e o constrangimento causados as vitimas.

Confira a nota oficial completa dos organizadores da Batalha do Cianê abaixo.

ícone

Recomendados para você