Organização do Rep Festival sabia que evento não aconteceria no Parque Olímpico há 7 meses

Escrito por Renan 16/02/2023 às 07:00

Foto: Divulgação

Organização do Rep Festival já tinha recebido negativa há 7 meses, afirma Prefeitura do Rio

Segundo o site O GLOBO, a Organização do Rep Festival sabia há mais de sete meses que o evento não teria a autorização do governo municipal par a realização dos shows no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Ao GLOBO, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou ter recebido o primeiro contato da produção em maio de 2022. O pedido, negado cerca de um mês depois, foi novamente recusado em janeiro deste ano, quando os produtores fizeram um novo requerimento.

A Prefeitura do Rio de Janeiro diz que “em 7 de janeiro de 2023, a organização fez uma nova solicitação para realizá-lo no Parque Olímpico e, dez dias após, recebeu outra negativa municipal”. Com a segunda recusa e faltando pouco para o evento acontecer, a organização do festival deu entrada para que o evento acontecesse em Barra de Guaratiba, também na Zona Oeste da cidade, em 26 de janeiro. Há 10 dias do primeiro dia de apresentações, o REP Festival divulgou a mudança de local.

“O alvará foi deferido na sexta-feira (10/02), após o cumprimento de todas as exigências dos órgãos. A Prefeitura do Rio ainda esclarece que não foi patrocinadora do REP Festival e que não determina o local onde um evento deve ocorrer, premissa que é dos respectivos organizadores”, destacou o governo em nota.

Segundo a Prefeitura do Rio,  “desde setembro do ano passado, não concede autorizações para novos eventos no Parque Olímpico por causa dos grandes impactos tanto para a população local quanto para a mobilidade urbana da região”. O festival sofreu diversas críticas após a mudança, faltando apenas 10 dias e elas aumentaram depois do primeiro e único dia de apresentações serem marcados por atrasos, filas, lama, falta de estruturas e animais silvestres. Segundo o Procon, o Rep Festival pode receber uma multa de até 12 milhões de reais.

Um dos organizadores do evento se manifestou nas redes sociais para pedir desculpas ao público e confirmar que uma nova edição irá acontecer no ano que vem. O produtor explica que a equipe do Festival tentou, por duas vezes, colocar o evento em seu local de origem, no Parque dos Atletas, porém foram impedidos pela Prefeitura Do Rio, segundo ele, por “N motivos”, mas principalmente por causar um impacto muito grande no local.

Ele citou um “desconforto no lado municipal” com relação à utilização do Parque Olímpico para o evento. “A prefeitura tinha um desconforto de fazer o Rep Festival naquele momento, naquele espaço (…) por ene motivos: tinha um efetivo reduzido por causa dos blocos de carnaval, tinha um problema de impacto na vizinhança por causa de trânsito e horário… Por diversos pontos, a gente teve que buscar outro segmento”, acrescenta ele. “Ou a gente cancelava o evento com 85 mil ingressos vendidos e 110 artistas contratados, ou a gente buscava outra solução”, afirma.

Recomendados para você

Sair da versão mobile