Os 10 melhores Air Jordan 1 High OG de todos os tempos

Escrito por Fellipe Santos 02/07/2019 às 01:22

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Não há como negar o legado do Air Jordan 1.

Michael Jordan é considerado o melhor jogador de todos os tempos em uma quadra de basquete e quando você considera suas contribuições para o jogo, é difícil negar esse argumento. MJ foi draftado pelo Chicago Bulls em 1984 e imediatamente assinou um contrato com a Nike, que lhe permitiu criar seu próprio calçado exclusivo. Com isso, o Air Jordan 1 High OG nasceu e conseguiu influenciar gerações desde então.

Apesar de existirem 33 modelos Air Jordan, não há nenhum mais icônico do que a silhueta do Jordan 1. Ao longo dos anos, tem havido uma infinidade de colorways para enfeitar este modelo, mas apenas alguns poucos podem viver como os maiores de sempre. Com isso dito, aqui estão as dez melhores versões do Air Jordan 1 de todos os tempos.

Quer se trate de modelos vibrantes que contam uma história ou modelos simples que prestam homenagem a Chicago, há realmente algo para todos os gostos aqui.

Air Jordan 1 High OG “Chicago”

Resultado de imagem para air jordan 1 chicago

Imagem  via StockX

Se você pensar em alguns dos tênis mais emblemáticos de todos os tempos, o Air Jordan 1 High OG “Chicago” deve definitivamente estar na sua lista. Este tênis em particular abraçou a estética do Chicago Bulls de braços abertos e tem fãs em todos os lugares reivindicando o modelo como um “graal”.

Quanto ao tênis, ele apresenta sobreposições vermelhas em cima de uma caixa de dedo branca e painéis laterais correspondentes. A partir daí, um swoosh preto da Nike fecha o tema dos Bulls.

A última vez que estes foram lançados foi em 2015 e aficionados por sneakers ainda estão rezando por outro lançamento em algum momento no futuro não tão distante.


Air Jordan 1 High OG “Bred”

Resultado de imagem para air jordan 1 banned

 

Imagem  via Flight Club

Esta colorway era um sonho de marketing para a Nike na época por causa das políticas rigorosas da NBA sobre os tipos de tênis que os atletas poderiam usar em quadra. Toda vez que Jordan entrava na quadra com eles, ele seria multado e a Nike acabaria pagando a conta. Graças à natureza tabu desses calçados, a Nike os apelidou de “Banned (Banido)”, que formava um mito inigualável ao redor do tênis.

Mais uma vez, este modelo assume as cores do Chicago Bulls como a caixa do dedo do pé, Nike swoosh e calcanhar vermelhos, enquanto o resto é todo preto. Até hoje, a versão “Bred” continua sendo um dos melhores Air Jordan 1 de todos os tempos e foi relançado em 2016.


Air Jordan 1 High OG “Royal”

Resultado da Imagem para o ar jordan 1 royal

 

Imagem  via Flight Club

Aventurando-se longe das cores do Chicago Bulls, o modelo “Royal” foi uma das versões OG do Air Jordan 1 e teve um relançamento retro em 2017. Ele tem o mesmo esquema de cores que o modelo “Bred”, exceto que as partes vermelhas são substituídas por azul royal, como o nome sugere.

Embora esse tênis não esteja diretamente relacionado a Michael Jordan em termos de suas conquistas na quadra, há algo a ser dito sobre sua simplicidade. O “Royal” Air Jordan 1 parece ótimo com qualquer roupa e tem sido parte de todas as listas de desejos dos sneakerheads por três décadas.  


Air Jordan 1 High OG “UNC”

Resultado de imagem para air jordan 1 unc

 

Imagem  via Flight Club

O próximo desta lista homenageia a alma de Michael Jordan, a Universidade da Carolina do Norte. Jordan jogou pelos Tar Heels de 1981 a 1984 e até mesmo levou o time a um Campeonato Nacional Universitário em 1982. Uma vez que Jordan assinou com a Nike, era apenas uma questão de tempo antes de seu primeiro tênis homenageado a era que ajudou a construir sua marca. 

A UNC é conhecida por suas camisas em azul e branco e é exatamente isso que você vê neste modelo. A caixa do dedo do pé e os painéis laterais do tênis são brancos, enquanto as sobreposições, o swoosh da Nike e o calcanhar posterior tem um tom vibrante de azul-claro. Embora possa não ser o mais popular, é um dos mais facilmente reconhecíveis. Se você usá-los em público, você estará recebendo muitos acenos de cabeça de colegas sneakerheads.


Air Jordan 1 High OG “Golden Toe”

Resultado de imagem para air jordan 1 gold toe

Imagem via StockX

O couro envernizado é um desses materiais que você ama ou odeia. É naturalmente brilhante, o que significa que qualquer tênis que o use será bastante chamativo e nem todo mundo gosta de se destacar dessa maneira.

Independentemente de como você se sente sobre o couro envernizado, não há como negar o quão grande é a colorway “Gold Toe”. Os materiais brilham ao longo de todo o processo, enquanto a caixa do dedo do pé e o o calcanhar fazem com que este modelovbrilhe verdadeiramente. A partir daí, as sobreposições pretas e os painéis laterais brancos do lado de fora adicionam um contraste muito necessário a um dos melhores relançamentos de 2018.

Talvez a parte mais interessante do modelo é o fato de que o interior tem um painel lateral preto com um swoosh dourado, ao contrário do swoosh preto na parte externa. Chamativo, mas elegante.


Air Jordan 1 High OG “Shattered Backboard 1.0”

Resultado de imagem para air jordan 1 backboard quebrado

Imagem  via Flight Club

Uma das melhores partes sobre certas airways do Air Jordan 1 é que eles contam uma história. Por exemplo, a primeira colorway “Shattered Backboard” foi inspirada no uniforme que Michael Jordan usava durante um jogo de exibição em 1986. Durante a partida, Jordan subiu para enterrar e acabou quebrando a tabela, daí o nome “Shattered Backboard”.

Sneakerheads enlouqueceram quando esta colorway saiu e agora, o calçado vale mais de US$ 1000 USD em sites de revenda. O sistema das cores é interessante, assim como a caixa dos dedos dos pés e a parte de trás são laranja, enquanto as sobreposições e o swoosh da Nike são pretas. A partir daí, os painéis laterais são brancos, o que adiciona um bom contraste à aparência geral. É fácil ver porque ele é um sucesso.


Air Jordan 1 High OG “Fragment”

Resultado de imagem para air jordan 1 fragmento

Imagem  via Flight Club

O “Fragment” Air Jordan 1 é a única colaboração nesta lista e, para alguns, pode ser a melhor colorway aqui. Este modelo foi uma parceria com o artista Hiroshi Fujiwara e trouxe uma colorway que ninguém nunca tinha visto antes.

Uma caixa de dedo branca e painéis laterais brancos são complementados por sobreposições pretas e um calcanhar azul que leva o logotipo da Fragment. É um colorido bem simples e é exatamente o que o torna tão bom. Para não mencionar, o número de pares no mercado foi extremamente limitado, o que levou a uma tonelada de hype e alguns exorbitantes preços de revenda, para o desgosto de sneakerheads em todos os lugares.

Até hoje, os fãs ainda estão esperando por outra colaboração “Fragment”, mas por enquanto, eles terão que apenas sonhar.


Air Jordan 1 alta OG “Laney”

Resultado de imagem para air jordan 1 laney

Imagem  via StockX

Jordan fez o colégio em Emsley A. Laney em Wilmington, Carolina do Norte e, como você pode imaginar, havia uma airway do Air Jordan 1 lançada em sua homenagem. As cores oficiais da escola eram azul e amarelo, o que acabou sendo o foco principal deste modelo em particular. Muitos dos modelos antes continham preto e branco em algum lugar do tênis, mas com o Air Jordan 1 “Laney”, esse conceito foi jogado pela janela.

Este modelo tem sobreposições e um Nike swoosh em amerlo, enquanto painéis laterais e toe box azuis vestem o resto do tênis. O que faz este modelo se destacar, ainda mais, é o fato de que as porções azuis são feitas de camurça ao contrário de couro, que é tipicamente o padrão no Jordan 1. Mais uma vez, este é o exemplo perfeito de um tênis que conta uma história.


Air Jordan 1 High OG “Rust Pink”

Resultado da Imagem para air jordan 1 rust pink

 

Imagem  via StockX

Em dezembro de 2017, a Jordan Brand ajudou a celebrar o Art Basel em Miami, lançando duas cores do Air Jordan 1. Esses novos modelos foram apelidados de “Igloo” e “Rust Pink”, com o último modelo se tornando o mais popular dos dois. 

Ver rosa em um Air Jordan 1 para os homens era raro na época e, considerando que era mais um tipo de salmão, os sneakerheads estavam intrigados. O esquema de cor é o mesmo da versão “Fragment” acima, exceto que o azul é substituído por um rosa rústico que fica fenomenal quando colocado no pé. É uma das mais raras cores da Jordan 1 e vai custar perto de US$ 5.000 no mercado de revenda.


Air Jordan 1 High OG “Top 3”

Resultado de imagem para o ar jordan 1 top 3

Imagem  via Flight Club

O modelo final nesta lista é o “Top 3”, que recebe o nome do fato de que ele mescla três das melhores colorways do Air Jordan 1 juntos. Os três modelos aqui representados são as colorways “Black Toe”, “Royal” e “Bred”, que culminam no perfeito par de tênis incompatíveis.

À primeira vista, você percebe imediatamente que a caixa do dedo do pé e os lados de cada tênis são diferentes e que, propositalmente, não combinam. Os azuis são emparelhados com os vermelhos e vice-versa quando se trata dos painéis laterais e das caixas dos dedos dos pés. Isso cria um olhar incrível que os historiadores da Jordan Brand podem apreciar imediatamente.

Pode não ser para todos, mas o “Top 3” é uma celebração de Michael Jordan e os tênis que fizeram dele um ícone dos esportes e da moda streetwear.

ícone

Recomendados para você