Os videoclipes de hip-hop são em grande parte de sucesso ou não. Alguns rappers recorrem a clichês sem graça como vídeos com muito ouro e carros de luxo, enquanto outros são capazes de traduzir criativamente suas músicas em vídeos. Eminem cai na última categoria. Ao longo de sua carreira, Slim Shady e sua equipe de diretores sempre lançaram alguns visuais atraentes para acompanhar esses grandes singles. Saudamos uma das maiores mentes do hip-hop com uma olhada nos 10 melhores videoclipes de Eminem.
“My Name Is”
Álbum: The Slim Shady
Diretor LP : Philip Atwell
Marshall Mathers apresentou seu senso de humor ao mundo com o single “My Name Is”. O personagem de Eminem ao mesmo tempo tolo e sombrio foi totalmente revelada no vídeo da canção. “My Name Is” apresenta Shady parodiando todos, desde Marilyn Manson até o então presidente Bill Clinton. Ele ainda tem tempo para perseguir um professor em torno de sua mesa com um grampeador, tentando grampear suas áreas sensíveis. Com “My Name Is” como sua plataforma de lançamento, Eminem continuaria a quebrar o mundo pelos próximos anos.
“Purple Hills”
O vídeo “Purple Pills” da D12 parece uma viagem ácida. Embora oficialmente lançado como “Purple Hills”, não há dúvidas sobre o que este vídeo é sobre. Entre cavalgadas ao longo de colinas coloridas, alucinações selvagens e pessoas vestidas de palhaços, “Purple Pills” é deliciosamente ridículo. O toque de gaita de um povo do campo no final era a cereja azul no topo.
“Without Me”
O vídeo de “Without Me” mostra paródias da cultura pop da mesma forma que os vídeos de Eminem, mas Em acrescentou uma reviravolta para manter o conceito atualizado. Dr. Dre e Eminem se vestem como Batman e Robin e tentam salvar uma criança de ouvir The Eminem Show. Além da noção irônica da trama, Eminem oferece humor zombando de Osama Bin Laden e outras coisas. O jig de dança de Eminem como Bin Laden, provou que ele ainda estava disposto a cruzar qualquer linha que quisesse. O vídeo em si era a prova de que ele não perdera seu senso de humor distorcido.
“Guilty Conscience”
Álbum: The Slim Shady LP
Diretores: Philip Atwell e Dr. Dre
A visão de Eminem sobre a luta entre o bem e o mal é cinematograficamente dividida em três cenários perturbadores: um possível assalto à mão armada, estupro legal e um marido irado que se aproxima de sua esposa traidora. Com cada cena, um quadro de congelamento rotativo acentua a tensão entre o anjo (Dr. Dre) e o diabo (Eminem) da consciência de cada personagem em conflito. A representação da cena final de Eminem zombando dos dias do Dr. Dre na NWA é engraçada, mas os tiros de encerramento tocam a mensagem de Eminem em voz alta e clara: neste mundo, há mais mal do que bem.
“I need a Doctor”
Álbum: Detox (LOL)
diretor: Allen Hughes
A razão pela qual este vídeo não é classificado acima é que alguns de seus melhores momentos – os flashbacks do NWA e do 2Pac, a recuperação do Dr. Dre, Dre ajoelhado no túmulo de Eazy E – não têm nada a ver com Eminem. Ainda assim, Marshall faz sua presença sentida neste vídeo. Ele com raiva pede a um Dre inconsciente para fazer seu retorno (também conhecido por lançar Detox ). O desespero de Eminem não é apenas ouvido, mas também visto pelo olhar em seus olhos. Os clipes de Eminem com Dre em seus dias mais jovens são inestimáveis. “I need a Doctor” destaca o vínculo incomum entre Eminem e seu mentor.
“Like Toy Soldiers”
Álbum: Encore
Diretor: The Saline Project
O vídeo de “Like Toy Soldiers” traz muito à mesa. É perspicaz, com Eminem dissecando a natureza mortal das tretas de rap . É emocional, mostrando homens crescidos chorando no funeral do amigo caído. Mais do que tudo, é atraente. Eminem joga fora qualquer noção cômica de lutas de rap, optando por uma abordagem mais sombria. O fato de que Proof, que morre em uma sala de emergência do hospital, foi morto apenas dois anos depois, faz “Like Toy Soldiers” ainda mais assombrosa.
“3 a. m.”
Álbum: Relapse
diretor: síndromeUm dos poucos cortes sólidos da Relapse também oferece um dos melhores vídeos do Eminem de todos os tempos. Pela primeira vez, as letras de Eminem são acompanhadas por um curta-metragem de terror. Eminem traz elementos clássicos de terror para o vídeo. Ele corre com medo na floresta no meio da noite, aterroriza um hospital, desmembrou partes do corpo e se submerge em profundas águas ensanguentadas. Diretores de terror, tomem nota: é assim que se conseguem clipes de sucesso.
“Mosh”
Álbum: Encore
Diretor: Ian Inaba
O vídeo de Eminem para “Mosh” é um curta de animação ao vivo bem executada. Esse batedor político apresenta fortes críticas a George W. Bush e à Guerra do Iraque. Embora Eminem tenha parodiado figuras políticas em vídeos anteriores, não há nada cômico aqui. A raiva de Eminem é crua e autêntica. O vídeo termina com Eminem e um grupo de manifestantes furiosos invadindo a Casa Branca, enquanto Bush parece chocado e nervoso. Um excelente clímax, de fato.
https://www.youtube.com/watch?v=hsMraWleiCQ
“Lose Yourself”
Álbum: Diretores OST de 8 Mile
: Philip Atwell, Eminem e Paul Rosenberg
Este hino do 8 Mile condensou a intensidade e o impacto do semi-biótico de Eminem em cinco minutos e meio de brilho. O vídeo de “Lose Yourself” se casou com a música e o filme. Clipes do filme, imagens de Eminem fazendo rap e cenas retratando o estilo de vida de Eminem visualizam apropriadamente a narrativa da música. À medida que a tensão da música cresce, também aumenta o vídeo, culminando com Eminem mergulhando em um mar de fãs e surfando em massa. Ele literalmente se perde na música.
“Stan”
Álbum: The Marshall Mathers LP
Diretores: Philip Atwell e Dr. Dre
“Stan” é sem dúvida a maior música de Eminem . É definitivamente seu maior vídeo. Por mais assustador que a música seja, o vídeo de “Stan” leva a história de um fã obcecado de Eminem a extremos de insanidade. Santuário de Eminem traz obsessão fatal a um nível tridimensional O ator Devon Sawa maximiza o temperamento volátil de Stan com seus maneirismos e expressões faciais. Mesmo Dido, cuja música “Thank You” é testada no refrão, aparece como a namorada de Stan. O final do vídeo é o final perfeito para o conto trágico.