Todos os rappers que já ganharam um Oscar

Escrito por Fellipe Santos 24/02/2019 às 23:21

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Kendrick Lamar e SZA tentam entrar na lista neste ano.

Tradicionalmente, a Academia não concede Oscars aos rappers, independentemente da contribuição deles para a indústria cinematográfica. Isso mudou primeiro em 2003, quando Eminem se tornou o primeiro MC a levar para casa o prêmio de Melhor Canção Original no showcase anual da Academia. Três anos depois, o Three-6 Mafia marcou novamente uma nova marca, tornando-se o primeiro grupo de hip-hop a levar para casa a mesma honra. Em 2015, Common e John Legend levaram para casa o prêmio por sua música “Glory”, do filme Selma.

Agora, em 2019, Kendrick Lamar e SZA podem entrar para a seleta lista. A colaboração dos artistas “All The Stars”, presente na trilha sonora do filme Pantera Negra, concorre ao Oscar de Melhor Canção Original. Além disso, Kendrick concorre na categoria Melhor Trilha Sonora com a trilha de Pantera Negra, já que o rapper foi produtor executivo do projeto.

Menos de 10 MCs aceitaram o Oscar no palco da premiação ao longo dos últimos 12 anos, e alguns que tiveram a grande honra não conseguiram por as mãos no premio. Então, sem mais delongas, aqui estão os seis rappers que ganharam um Oscar, e dois cujo trabalho duro foi honrado pela Academia, mas que não receberam individualmente a estátua.

Rapper: Eminem
Ano: 2003
Categoria: Melhor Canção Original
Vencedor: “Lose Yourself” de 8 Mile

Eminem foi o primeiro rapper a receber um Oscar pelo single “Lose Yourself” da trilha sonora de seu filme semi-autobiográfico e aclamado pela crítica. 8 Mile, em que ele estrelou como B-Rabbit. A música foi um grande sucesso, alcançando o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e se tornando uma das maiores canções da carreira do rapper.

Eminem não aceitou seu Oscar, deixando a responsabilidade nas mãos de seu co-roteirista e co-produtor Luis Resto, que usava uma camisa de basquete e mandou um salve para Marshall em seu discurso de aceitação.

Rapper: Juicy J
Ano: 2006
Categoria: Melhor Canção Original
Vencedor: “It’s Hard Out Here For A Pimp” de Ritmo de Um Sonho

O vocalista do The Three-6 Mafia venceu o prêmio com “It’s Hard Out Here For A Pimp”, tornando-se o mais brilhante dos rappers a aceitar um Oscar na época (apesar de Paul, o colega de grupo, estar bem ao lado dele).

Rapper: DJ Paul
Ano: 2006
Categoria: Melhor Canção Original
Vencedor: “It’s Hard Out Here For A Pimp” de Ritmo de Um Sonho

No momento em que a música foi gravada, Juicy J e DJ Paul eram os únicos integrantes do 3 6 Mafia, o que significa apenas Paul e Juicy receberam Oscars, embora Crunchy Black e Project Pat também os acompanhassem à cerimônia.

Rapper: Frayser Boy
Ano: 2006
Categoria: Melhor Canção Original
Vencedor: “It’s Hard Out Here For A Pimp” de Ritmo de Um Sonho

Three 6 Mafia pode ter tido a vitória mais aleatória do Oscar de todos os tempos, mas Frayser Boy, nem mesmo membro, pode ser o mais aleatório do grupo. Assinado para o selo de Paul e Juicy, Hypnotize Minds, ele apareceu na trilha sonora da faixa e depois desapareceu da música, deixando Da Key em 2008 antes de voltar ao underground.

Rapper: Common
Year: 2015
Categoria: Melhor Canção Original
Vencedor: “Glory” de Selma

O ano incrível e inspirador de Common terminou com sua vitória no Oscar, tornando-se apenas o sexto rapper com uma estátua. A emocionante “Glory”, com John e Legend, foi a vitória de Selma, e a dupla fez uma performance impressionante para acompanhar sua importante vitória.

Após vencer um Emmy com sua música “Letter To The Free” em 2017, Common se tornou o primeiro rapper a ter ganho os prêmios Grammy, Oscar e Emmy.

Rapper: Ludacris
Ano: 2006
Categoria: Melhor Filme
Vencedor: Crash – No Limite

Luda pode não ter ganho este Oscar explicitamente, mas ele foi um dos astros de Crash vencedor do Oscar de Melhor Filme derrotando Brokeback Mountain em 2006. A estatueta foi ao diretor / produtor Paul Haggis, mas Luda comemorou o feito em seus versos posteriormente.

Rapper: Diddy
Year: 2012
Categoria: Melhor documentário
Vencedor: Undefeated

Diddy assinou contrato como produtor executivo para esta produção, que se concentra em um time de futebol que luta para alcançar o sucesso na Manassas High School em North Memphis. O filme supostamente levou Diddy às lágrimas – e depois lhe rendeu uma vitória no Oscar alguns meses depois, levando a estatueta de Melhor Documentário. Como Luda, ele não recebeu oficialmente um Oscar – os prêmios foram para os produtores TJ Martin, Dan Lindsay e Rich Middlemas – mas isso não impediu Diddy de compartilhar o momento.

ícone

Recomendados para você