Ativista e poeta nacional da África do Sul, pai de Earl Sweatshirt falece aos 79 anos

Vinicius Voutsinas

RIP Keorapetse Kgositsile.

A tragédia atingiu o rapper Earl Sweatshirt e sua familia hoje, com notícias de que seu pai, conhecido ativista e poeta nacional da África do Sul, Keorapetse Kgositsile, morreu. Ele tinha 79 anos de idade.

RapMais
Siga o RapMais no Google e acompanhe as principais notícias do Rap e da Cultura Urbana
Seguir no Google

Embora Kgositsile e sua mãe tivessem se separado quando tinha oito anos de idade, Earl (nascido Thebe Neruda Kgositsile) é filho de duas mentes acadêmicas respeitadas. De acordo com o Johannesburg Review of Books, Kgositsile nasceu em 1938 em Joanesburgo, iniciando sua carreira de redação na New Age, que foi um jornal anti-apartheid, depois editado pela coletiva ativista política Ruth First.

Contribuindo com poesia e notícias para a publicação, ele se tornou uma figura proeminente no ANC, que levou a 29 anos no exílio de seu país de origem, tanto nos Estados Unidos (onde conheceu a mãe de Earl) quanto na Tanzânia.

Sua lista de empreendimentos acadêmicos na América é longa e distinta, tendo estudado na Universidade de Lincoln, Universidade de Pensilvânia, Universidade de New Hampshire e Columbia University. Foi durante esse tempo que ele publicou seus dois primeiros volumes de poesia, intitulado Espíritos desencadeados e My Name is Afrika . Mais tarde, ele se tornou conhecido por suas leituras nos clubes de jazz de Nova York.

Kgositsile voltou para a África do Sul em 1990, ganhando o título de Poeta Laureado do Departamento de Artes e Cultura da África do Sul em 2006. Ele usou seu novo papel para iniciar muitas mudanças quando se trata de artes e literatura. Em 2008, foi premiado com a Ordem Nacional de Ikhamanga, Silver, por “excelentes realizações no campo da literatura e usando esses talentos excepcionais para expor os males do sistema de apartheid ao mundo”.

Estendemos nossas condolências a Earl e sua família durante este momento difícil. Que Keorapetse Kgositsile descanse em paz.

Share This Article