Pai de menino desaparecido em Belford Roxo é preso após se associar a facção para se vingar

Escrito por André Bernardo 01/11/2021 às 15:15

Capa meninos desaparecidos Foto: Divulgação

Pai alegou que queria fazer justiça com as próprias mãos

A Justiça converteu em preventiva a prisão de Anderson de Jesus, que segundo o delegado José Mário Salomão, da 54ª (Belford Roxo) é pai de Lucas Matheus, de 9 anos, um dos três meninos desaparecidos de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. De acordo com o delegado, no momento da prisão, os policiais militares encontraram Anderson na comunidade da Palmeira junto a um grupo de criminosos de uma facção da região. Na ocasião, eles estavam em confronto com rivais da mesma área. Mais seis pessoas foram presas.

De acordo com a Polícia Civil fluminense, Anderson de Jesus, 25, foi detido em flagrante por policiais militares e autuado por associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito. Com ele, foi apreendido um fuzil AR-15 calibre 556 com 24 munições. Ele contou aos investigadores que já havia sido preso anteriormente por fazer parte de uma organização criminosa e que recentemente se associou ao grupo rival por causa da notícia da morte de Lucas Matheus da Silva, com 9 anos na época do desaparecimento.

“Tinha esperança de encontrar o Lucas vivo. Mas soube por reportagens que ele foi morto por traficantes do CV. Moro em Irajá. Soube dessa reunião do TCP e resolvi me juntar, na emoção. Mas não sou bandido”, disse Jesus ao jornal O Dia na delegacia. “Meu coração estava sangrando. Quis me vingar. Quem faz isso com uma criança?”, falou.

Assim como Lucas, que tinha nove anos de idade, sumiram Fernando Henrique, de 11 anos, e Alexandre da Silva, de 10. Os meninos foram vistos pela última vez em uma feira livre no bairro de Areia Branca. Apesar de agentes trabalharem com a hipótese de que os garotos estão mortos, nenhum corpo foi identificado.

Dez meses depois, o inquérito ainda não foi concluído. Em setembro, o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, afirmou em entrevistas que o tráfico de drogas da favela foi o responsável pelo assassinato dos meninos e que o motivo foi o roubo de passarinhos que pertenciam a traficantes.

Recomendados para você

Sair da versão mobile