A Inteligência Artificial tem crescido gradativamente e gerado um polêmico debate no mercado musical.
Através de uma pesquisa feita pela distribuidora musical Ditto Music, foi revelado que 59,5% dos artistas atualmente já fazem a utilização de Inteligência Artificial para criarem música, enquanto outros 47% pretendem usar para compor futuramente. O estudo foi realizado com 1.200 colaboradores da empresa e também revelou que 66% dos integrantes usariam a devida tecnologia para mixagem e masterização, e outros 62% para produção musical.
Outras informações alegadas foram que 77% dos usuários do Ditto usariam a IA para criarem capa de álbum. Em contraposição, 28,5% disseram que jamais considerariam o uso da tecnologia em quaisquer aspectos. Dentre os entrevistados, apenas 28% confessaram que evitariam o uso da inteligência em seus processos de criação musical.
“É encorajador ver tantos músicos adotando os avanços da tecnologia e utilizando a IA como uma ajuda criativa. Na Ditto, nos orgulhamos de estar à frente e continuamos dedicados a fornecer aos artistas as mais recentes ferramentas, recursos e suportes que precisem para obterem sucesso em seus próprios termos”, disse Lee Parsons, CEO da empresa, em um comunicado emitido.
Ultimamente, a Inteligência Artificial tem sido utilizada por diversos internautas interessados no assunto para promoverem ações que causem impacto na internet, como diversas colaborações entre distintos artistas do cenário musical e que, por exemplo, devido a uma situação do momento, dificilmente estariam juntos naquela criação, e esta ferramenta tecnológica viabiliza o contato. Kanye West tem sido um dos principais focos, e recentemente sua voz foi colocada para interpretar hits de Drake, Frank Ocean e Justin Bieber.