Petição para declarar a KKK grupo terrorista alcança mais de 1 milhão de assinaturas

Escrito por Felipe 13/06/2020 às 18:35

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Após o presidente dos Estados Undidos, Donald Trump declarar que o movimento anarquista de extrema esquerda Antifa seria tratado como uma organização terrorista e a revolta sócio-política decorrente da morte de George Floyd, as petições pedindo que o KKK fosse classificado como um grupo terrorista se tornaram virais. milhões de assinaturas em apenas quatro dias.

A petição do Change.org pede que a Ku Klux Klan, uma organização supremacista branca, seja oficialmente listada e reconhecida como um grupo terrorista pelo governo. Uma dentre muitas, outra petição pedindo que o KKK seja classificado como grupo terrorista tem 178.000 assinaturas, e outra também está se aproximando da marca do milhão.

“Desde o início da Ku Klux Klan, em 24 de dezembro de 1865, eles aterrorizam os cidadãos americanos pela cor de sua pele e pontos de vista opostos”, explica a petição. “Este grupo tem uma longa história de assassinato e intimidação de pessoas com base em cores e religião. Os americanos negros foram os que mais sofreram com esse grupo terrorista”.

Atualmente, o KKK é classificado como um grupo extremista doméstico nos EUA, já que não há definição para uma organização terrorista doméstica. O Departamento de Estado esclareceu que, para que um grupo seja listado como organização terrorista, deve ser uma organização estrangeira que se envolva em atividades terroristas que ameacem a segurança do país ou de seus cidadãos. Por essa definição, Trump também pode não ser capaz de classificar Antifa como um grupo terrorista.

Quando perguntado sobre as petições, um porta-voz do Departamento de Estado disse que não discutem designações específicas ou deliberações internas.

Assine a petição aqui .

ícone

Recomendados para você