PlayStation 5: 4 funcionalidades importantes (e 4 que não importam)

Escrito por Fellipe Santos 09/10/2019 às 09:15

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A Sony está lentamente construindo uma visão pública para o PlayStation 5.

Em uma entrevista sobre o console de última geração da Wired, eles confirmaram o nome do PS5 e sua janela de lançamento para o feriado de 2020. O presidente da Sony Interactive Entertainment , Jim Ryan, e o arquiteto do PS5, Mark Cerny, também deram alguns novos detalhes sobre os recursos do sistema.

A unidade de armazenamento de estado sólido (SSD) anteriormente revelada do PS5 carregará os jogos mais rapidamente, mas também pode economizar espaço em comparação com as antigas unidades de disco rígido do prato giratório. A Sony também inclui a reprodução de discos Blu-ray 4K UltraHD e um controlador com gatilhos ajustáveis.

Mas quais desses recursos realmente importam e quais soam legais no discurso de vendas? Vamos detalhar os quatro recursos anunciados que tornarão sua vida melhor e os quatro que podemos acabar esquecendo.

4 funcionalidades da PlayStation 5 importantes

A Sony está enfatizando o SSD no PS5 por um bom motivo. Os SSDs representam um salto de geração em termos de velocidade em comparação com os HDDs. Isso significa que não há mais telas de carregamento de um minuto para inicializar os jogos. Em vez disso, esse processo levará segundos. Os jogadores no PC desfrutam há muito dos benefícios dessa tecnologia.

Mas um SSD garantido em todos os PS5 também tem implicações na jogabilidade. Os criadores podem projetar jogos que podem transmitir recursos a uma taxa muito mais rápida do que os consoles existentes. Isso poderia levar a novos tipos de experiências que nunca foram possíveis antes – nem mesmo no PC.

Ryzen CPU

Do relatório PS5 de abril da Wired, a Sony confirmou que está trabalhando novamente com a AMD. O próximo console usará um chip de arquitetura Zen 2 7nm de 8 núcleos, eficiente e poderoso. Essa tecnologia alimenta os novos processadores Ryzen 3000 que foram lançados em julho e continuam impressionando.

O Xbox One e PS4 usam os antigos processadores Jaguar da AMD, que eram fracos quando os consoles foram lançados em 2013. Mesmo com novos processadores da Intel e da AMD nos próximos anos, o Zen 2 não envelhece por algum tempo, até no espaço do PC.

E uma CPU moderna fará uma enorme diferença nos jogos. Os desenvolvedores podem criar mundos abertos mais complexos com simulações mais realistas. É aqui que a próxima geração deve ter o maior ganho – especialmente porque o console continua a obter retornos decrescentes da fidelidade visual.

Rastreamento de raio acelerado por hardware

Mas a fidelidade visual também deve receber um grande impulso, graças ao rastreamento de raios em tempo real. Essa é uma tecnologia que cria iluminação em jogos que se comporta como a luz do mundo real no mundo físico. Raios de luz digital emanam da câmera do jogo e refletem nos objetos do mundo. A cor e as características reflexivas desses materiais mudam a natureza dessas quedas de luz.

Ao imitar o comportamento da luz real, as cenas digitais parecem muito mais naturais. E vimos os benefícios disso há anos em filmes em que o rastreamento de raio/caminho aprimora os efeitos gerados por computador. Se você quiser um exemplo, confira a maravilhosa iluminação na abertura de Toy Story 4 , que é a primeira da série da Pixar a usar o traçado de raios.

O problema com os jogos é que eles são renderizados em tempo real, dependendo da entrada do jogador. Mas calcular o traçado de raios é computacionalmente caro. Os filmes podem passar o tempo que for necessário para renderizá-los e depois colocar os resultados em filme.

Para obter o mesmo efeito nos jogos, você precisa calcular os raios de luz pelo menos 30 vezes a cada segundo. Até as GPUs mais poderosas lutaram com isso. Em vez disso, você precisa de um hardware separado e dedicado, e é isso que o PS5 possui.

“Há aceleração de rastreamento de raios no hardware da GPU”, disse Cerny à Wired. “Qual acredito ser a afirmação que as pessoas estavam procurando”.

Gatilhos adaptativos e feedback háptico

O controle do PlayStation 5 terá feedback tátil e gatilhos adaptáveis. E ambos devem melhorar a sensação imersiva dos jogos de PS. O feedback tátil é um estrondo da próxima geração (e semelhante ao HD Rumble do Nintendo Switch e aos haptics nos botões de ombro do gamepad do Xbox One ). O Haptics usa vibrações e pulsos sutis para fornecer mais informações do que um estrondo. Os desenvolvedores podem projetar ações hápticas para transmitir a sensação de mover-se em diferentes superfícies ou viajar em alta velocidade.

A Microsoft usa hápticos para ajudar os jogadores do Forza a sentir a aderência dos pneus na estrada, e é algo que chamou bastante atenção. Isso não é apenas um truque legal – ele fornece informações úteis que tornam o jogo melhor.

Agora, o PS5 está conseguindo isso. E também está recebendo gatilhos adaptáveis. Esse novo recurso ajusta a tensão dos botões do gatilho, dependendo da ação do jogo. Armas diferentes parecerão diferentes, assim como ações específicas. Essa parece ser outra ótima maneira de um jogo fornecer feedback útil e envolvente ao jogador.

4 funcionalidades da PlayStation 5 que (provavelmente) não importam

Leitor Blu-ray 4K UHD

É bom que o PlayStation 5 tenha um leitor de Blu-ray UHD, mas não é uma característica importante. Mais pessoas do que nunca estão transmitindo seus vídeos e a compra de discos está diminuindo. E se você ama sua coleção de Blu-ray UHD, você já tem um player.

8K

Esta é uma especificação inútil para televisores. Você não fica perto o suficiente de uma TV para ver a diferença entre 4K e 8K. Tentar renderizar jogos no 8K é um desperdício de recursos, e todos os envolvidos aqui devem saber melhor.

Interface sensível ao jogo

Um dos novos recursos de que Cerny falou é uma interface de usuário atualizada que sabe o que está acontecendo em seus jogos. Aqui está como ele explicou:

“Embora seja bastante rápido inicializar jogos, não queremos que o jogador precise inicializá-lo, veja o que está acontecendo. Servidores de jogos multiplayer fornecerão ao console o conjunto de atividades que podem ser ingressadas em tempo real. Os jogos para um jogador fornecem informações como quais missões você pode fazer e quais recompensas você pode receber por completá-las – e todas essas opções estarão visíveis na interface do usuário. Como jogador, você simplesmente pula direto para o que quiser. ”

Essa é uma característica interessante. Poucas pessoas vão usá-lo. Os fãs de jogos querem saber o que seus amigos estão fazendo mais do que qualquer outra coisa. É por isso que o Discord é tão popular. Ele fornece uma maneira rápida e fácil de ver o que seus amigos estão tocando e tocaram recentemente.

Escolhendo quais modos de jogo instalar

Cerny também falou sobre como o SSD no PS5 permite que os desenvolvedores dividam mais facilmente os jogos em pedaços distintos. O exemplo que ele usou é que você pode excluir o modo single-player após vencê-lo, para que apenas o multiplayer ocupe espaço de armazenamento.

Eu vou amar isso se funcionar, mas sou cético. Isso exigirá estúdios e editores para apoiá-lo. E, à medida que mais jogos se transformam em serviços ao vivo sempre on-line, não tenho certeza de quantos lançamentos ainda terão modos online e para um jogador separados. Talvez isso seja útil no Call of Duty.

ícone

Recomendados para você