Pombos com aparência de ‘zumbi’ e pescoço torcido preocupam especialistas

Escrito por André Bernardo 28/10/2022 às 15:19

capa pombo Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Doença atinge o sistema nervoso das aves, as deixando com o pescoço torto, cabeças e asas trêmulas

Nesta semana, a internet foi à loucura com uma série de fotos de pombos “zumbis”, com pescoço retorcido e uma aparência bem bizarra. Os sintomas foram vistos entre os animais do Reino Unido, mais precisamente em um santuário de animais chamado JSPCA Animal’s Shelter, em Jersey. O caso, que levou ao sacrifício desses pombos, também despertou preocupação entre os especialistas: trata-se de uma doença viral.

De acordo com o tabloide Mirror, os pombos aparentam ter adoecido pelo paramixovírus de pombos, também conhecido como PPMV. A doença atinge o sistema nervoso das aves, deixando o pescoço torcido, cabeça e asas trêmulas, além de paralisia parcial das pernas e asas. Os animais infectados também ficam magros, começam a andar em círculos.

foto pombo

Ainda apresentam fezes anormais e perda de apetite. O vírus afeta com agressividade os pombos, mas sem grandes consequências nos humanos. As pessoas que entrarem em contato com aves infectadas podem desenvolver conjuntivite.

A JSPCA também explicou que a doença tem maior incidência em aves de cativeiro e que, como ainda não existe tratamento, muitos morreram em poucos dias após serem infectados. A instituição ainda declarou que qualquer caso fora do normal deve ser avisado às autoridades.

“Qualquer ave que sobreviver continuará a espalhar o vírus e será um risco para as outras. Em nossa área de atuação, as aves afetadas são sacrificadas humanamente. A doença é extremamente infecciosa e se espalha através de fezes e outras secreções. O vírus pode sobreviver por mais tempo nos meses mais úmidos e frios, o que significa que os casos são bastante comuns nesta época do ano”, explicou a JSPCA.

ícone

Recomendados para você