Prêmio Rap Brasil: Conheça a nova premiação do Rap Nacional que promete ser maior da história

Escrito por Rodrigo Costa 04/03/2023 às 15:18

Foto: Divulgação

O Prêmio Rap Brasil vem sendo revelado aos poucos e apresentando a sua relevância para a cultura.

Nascendo a partir do compromisso de contar histórias marcantes, o Prêmio Rap Brasil surge com inspiração nas maiores premiações nacionais e mundiais, frisando as atenções na cultura hip-hop. Desde os anos 90, por nomes como MV Bill, Facção Central, RZO, Gabriel O Pensador, Planet Hemp e Racionais MC’s, o rap nacional entrou num processo de evolução, partindo das ruas para as mídias, através de músicas e videoclipes marcantes que acessaram as rádios e televisões, mudando o panorama da indústria musical e midiática.

Com essa crescente, as premiações passaram a ceder espaços para o gênero. Em 1998, o Racionais conquistou a categoria de Melhor Clipe de Rap do MTV Video Music Brasil com o audiovisual da música Diário de um Detento, se tornando os primeiros artistas do rap nacional a estar no palco de uma premiação de relevância como vencedores. A partir dali, diversas outras honrarias, como o Prêmio Multishow e o MTV Miaw, também abriram oportunidades.

 Consequentemente, mídias especializadas começaram a criar suas próprias premiações. Em 2000, surgiu o Prêmio Hutuz no Festival Hutuz, sendo popularmente a principal premiação do hip-hop brasileiro, nascendo da organização Central Única das Favelas (CUFA), que originou-se através de reuniões de jovens de diversas comunidades do Rio de Janeiro.
Desde então, com o avanço tecnológico, foram surgindo também algumas premiações virtuais. Recentemente, aconteceram algumas interessantes e bem sucedidas, como o Prêmio Rap Nacional, em 2023; Prêmio rap out of context, também em 2023; e o Prêmio Nacional RapTV, em 2020 e 2021. Neste ano de 2023, o Prêmio Rap Brasil estreará premiando rappers, produtores, álbuns, capas, músicas e diversos outros quesitos e artistas que fazem parte e colaboram igualmente com a cena. O prêmio traz ainda a união dos mais diferenciados veículos comunicativos especializados na cultura; como a Flagra Rap, Inverso Rap, Kalamidade, Rap Mais e Rap TV.

As promessas e objetivos principais são registrar historicamente os trabalhos destaques de hip-hop anualmente, valorizar os diversos talentos distribuídos pelas cinco regiões do país e ajudar a imortalizar o que vem da rua. A 1ª edição do prêmio contará com 16 categorias que serão divulgadas em breve, junto a mais detalhes sobre o processo e os membros que irão compor a Academia, que contará com DJ’s, produtores, diretores, jornalistas, críticos, artistas visuais e diversos profissionais que atuam na cena, de respectivas regiões, gêneros e raças, indicando e elegendo os vencedores de cada categoria.

Além disso, o público também poderá participar da escolha em categorias específicas, através de uma votação pública. Durante este mês de março, mais informações completas sobre o projeto serão reveladas e, para ficar ciente, basta acompanhar as redes sociais da premiação.

Recomendados para você

Sair da versão mobile