Procurador de Minessota diz não ter provas suficientes para acusar criminalmente policial que matou George Floyd

Escrito por Felipe 29/05/2020 às 20:26

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O advogado do condado de Hennepin, Mike Freeman, disse que as acusações contra os quatro policiais envolvidos na morte de George Floyd não serão apresentadas hoje pois não tem provas o suficiente, mas que seu escritório deseja concluir sua investigação o mais “rápido possível”.

O procurador do condado de Hennepin, Mike Freeman, anunciou através de uma entrevista coletiva que seu escritório não tem provas suficientes para acusar criminalmente os quatro policiais de Minneapolis na morte de George Floyd, de 46 anos. A morte, que foi capturada em vídeo após o oficial Derek Chauvin prender Floyd no chão com o joelho por oito minutos, acabou por matá-lo.

Freeman falava na sede do FBI em Minneapolis, após ligações de líderes da cidade e manifestantes, seu escritório foi inundado por  “milhares” de ligações e e-mails, solicitados por ativistas e celebridades. “A questão principal é o que faremos sobre o assassinato de George Floyd”, disse ele. “Vamos investigá-lo da maneira mais rápida, completa que a justiça exigir… Às vezes isso leva um pouco de tempo e pedimos que as pessoas sejam pacientes”.

Embora ele tenha dito que o vídeo da prisão de Floyd é “horrível”, ele também disse que “há outras evidências que não apoiam uma acusação criminal”. Apesar de ele ter dito exatamente isso, Freeman disse que o comentário foi “mal interpretado” e que ele pretendia expressar que “é essencial revisar todas as evidências”.

Freeman diz que seu escritório está familiarizado com a investigação de mortes relacionadas a oficiais, referenciando a bem-sucedida acusação de Mohamed Noor pelo assassinato de Justine Damond. Note-se que Noor não foi preso e acusado até oito meses após a morte de Damond. “Não vou me apressar à justiça, vou fazer isso direito”, disse Freeman.

A morte de Floyd provocou indignação nacional nos Estados Unidos, até provocando protestos que resultaram em saques, um distrito policial queimado e milhões de dólares em danos.

ícone

Recomendados para você