Professora bolsonarista faz saudação nazista para alunos durante aula e gera revolta

Escrito por André Bernardo 10/10/2022 às 15:40

capa Professora nazi Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Professora infringiu uma lei de nível federal.

Uma professora fazendo uma saudação nazista numa sala de aula do Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, está viralizando as redes sociais nesta segunda-feira (10). As cenas teriam sido gravadas no último sábado por alunos. No vídeo, que foi divulgado primeiro pela Revista Fórum, é possível ver a professora trajando uma camisa do Brasil e fazendo o gesto de levar a mão à testa e depois estender o braço direito. Esse era o cumprimento de nazistas para o líder Adolf Hitler.

Nas redes sociais, parte dos internautas se mostra indignada com as imagens do ato da professora. Enquanto alguns dizem que o comportamento é inadequado, principalmente em ambiente escolar, outros pontuam que ela deveria ser afastada da função. Irmã Edites, diretora da instituição, disse que foi um “ato de imprudência” da professora, e que o colégio já tomou medidas de acordo com regimento interno da instituição.

foto professora

“Nós sempre procuramos ficar neutros e é esta a orientação que a escola passa aos alunos, pais e professores. A posição da escola é totalmente contrária ao que aconteceu”, afirmou a diretora em um vídeo publicado logo após o ocorrido se torna público

Segundo a lei 7.716/1989, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo“. A pena de reclusão varia de dois a cinco anos e multa.

Também é considerado crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena de reclusão varia entre um e três anos, além de multa.

Confira o vídeo abaixo:

ícone

Recomendados para você