Profissão Beatmaker: Sintetizando Sons

Escrito por Fellipe Santos 08/05/2019 às 12:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Os Sintetizadores são classificado como instrumentos musicais eletrônicos. Hoje em dia, existem dois tipos deles: os Analógicos e os Digitais, mas nem sempre foi assim. Os Sintetizadores analógicos foram os primeiros a serem inventados, eram como maquinas de industrias e alguns chegavam a pesar mais de 200Kg, sendo projetados para produzir sons gerados a partir da manipulação de correntes elétricas, incrível, né?! Já os Sintetizadores Digitais, são bem mais recentes e mais compactos, seus sons são gerados a partir da leitura de dados que ficam salvas em uma memoria, ou com o uso de manipulação matemática (Programação).

Tudo começou em 1897, quando o advogado Thaddeus Cahill com seus 30 anos de idade inventou algo extremamente novo e revolucionário, a máquina chamada Telarmónio de 200 toneladas com a finalidade de transmitir música ao vivo através de telofones, um Spotify da época. Além disso, a máquina foi base para a construção do primeiro sintetizador, pois transformava notas musicas em impulsos elétricos (o contrario do sintetizador). Em 1920 o jovem físico Lev Sergeevich Termen inventou o que é considerado o PRIMEIRO SINTETIZADOR, chamado de Theremin, foi um grande sucesso dos instrumentos eletrônicos. Para se tocar este instrumento, o musico “mexe no ar” e a antena reage aos sons, com uma das mãos se controla os OSCILADORES DE FREQUÊNCIA e com a outra a amplitude, como no vídeo abaixo:

Outro famoso sintetizador analógico e considerado um dos primeiro, foi criado pelo Soviético Evgeny Murzin no ano de 1937, Chamado de ANS Synthesizer, a base da criação de sons dessa maquina eram ondas geradas por discos de vidro (uma tecnologia que o próprio Evgeny teve que desenvolver), cada disco tinha 144 faixas impressão dando no total mais de 700 pitches diferentes. Veja no vídeo a baixo como eram os sons dessa potente maquina:

Hoje falamos um pouco dos primeiros sintetizadores, atualmente eles são digitais e muito mais compactos, falaremos deles na próxima coluna. Caso você queira saber mais sobre os atuais veja esse noticia com os 10 sintetizadores mais populares de hoje em dia. Até a próxima!

ícone

Recomendados para você