Questlove explica como Dr. Dre “salvou” o grupo The Roots

Escrito por André Bernardo 13/05/2021 às 20:51

Foto: Divulgação

Questlove reflete sobre a “implosão” da MCA Records e o surpreendente papel que Dr. Dre teve

Questlove é uma lenda do jogo, tendo experimentado uma longa e frutífera carreira como baterista do The Roots. E sendo que ele está ativo há décadas, não é de se admirar que ele construiu um repertório impressionante de contos e histórias que vão desde seu começo no jogo.

Já o ouvimos explicar por que os MCs tinham medo de enfrentar Black Thought, e agora, Quest ofereceu mais sabedoria durante uma conversa substancial com Mark Ronson para a THE FADER Uncovered. Embora haja muito para desempacotar, um dos momentos interessantes chega quando Ronson pergunta sobre The Tipping Point, levando Quest a refletir sobre a “implosão” da MCA Records e o papel improvável que Dr. Dre desempenhou em salvar a The Roots do abate.

“Assim, como prometido, o MCA implodiu”, explica Quest, aproximadamente na marca de 53 minutos. “Estávamos sem um selo. Pelo que ouvi a história foi contada, Dr. Dre e Jimmy Iovine tiveram uma reunião no café da manhã. Jimmy basicamente deixou Dre controlar a guilhotina da MCA. Ok, quem salvamos? Quem não salvamos? Lembro-me de que oito de nós foram salvos: Maria, Commom. Lembro-me de nosso nome sendo o último da lista. Então, foi tipo, “Ufa”. A forma como o e-mail chegou até nós é foi tipo aquela lista de colégio, você olha para ver se passou.”

“Porque essa era uma pergunta como: “Ok, então para onde vão todos os artistas da MCA?” E então, por volta de fevereiro, ouvimos um boato de que eles terão uma reunião para decidir o futuro de quem eles vão salvar e quem eles não vão salvar. Foi tipo, “Eu consegui? Eu consegui? “Sim, eles terão uma declaração oficial em março. E então em março, eles disseram, os seguintes artistas serão transferidos para a Geffen-Interscope. Nós fomos os últimos. Eu estava tipo, “Ufa!” E então eu perguntei por aí. Eu fiquei tipo, “O que aconteceu?” Foi quando eu descobri que Dre nos conhecia e gostava de nós. Espere, Dre insistiu que eles salvassem The Roots? Uau.”

Tendo sido escolhidos a dedo por Dre, o The Roots teve a chance de ser transferido da MCA para a Interscope. Infelizmente, Jimmy Iovine não parecia ser o maior fã de sua música, com Quest sugerindo que ele não tinha certeza do que fazer com eles. Ele, no entanto, gostou de “Don’t Say Nuthin”, que acabou levando a banda a seguir uma nova – e não necessariamente inspirada – direção. “Essa é a primeira e a última vez que criarei um álbum especificamente para o gosto de alguém”, reflete Quest. “Não estou tentando dizer que Tipping Point é meu enteado ruivo.”

Confira abaixo a conversa completa com Ronson, cortesia da The FADER.

 

Recomendados para você