Rapper do Irã diz ter sido torturado após fazer música protestando contra governo

Escrito por Rodrigo Silva 08/11/2022 às 21:45

Capa Rapper do Irã Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Toomaj Salehi pediu aos iranianos para protestar contra uma morte por negligência.

Amigos e familiares do rapper iraniano Toomaj Salehi estão temendo pela vida do artista após alegações de que ele foi preso violentamente depois de incentivar os iranianos a protestar. O rapper de 32 anos foi preso na semana passada por protestar contra a morte de uma mulher que foi morta pela polícia por não usar seu lenço em público.

Segundo a mídia iraniana, Salehi agora enfrenta acusações de crimes puníveis com a morte. Protestos em massa começaram no Irã após a morte de Mahsa Amini, uma iraniana de 22 anos que morreu em 16 de setembro depois de ser detida pela “polícia” e levada para um “centro de reeducação”, supostamente por não usar o seu lenço corretamente

The Blood-Stained Blindfold Of Iran's Dissident Rapper Speaks Volumes

Foto: Reprodução

. Em uma de suas canções de protesto, Salehi cantou: “O crime de alguém foi que seu cabelo estava voando ao vento. O crime de alguém foi que ele ou ela foi corajoso e foi franco”. Seu tio disse a repórteres que o governo e os oficiais não o estão tratando bem enquanto ele está detido. Fontes também dizem que Toomaj foi levado para um local não revelado por tropas, detendo-o enquanto tentava atravessar as fronteiras ocidentais do país.

O rapper está sendo acusado de “atividade propagandística contra o governo, cooperação com governos hostis e formação de grupos ilegais com a intenção de criar insegurança no país”. A notícia da morte de Mahsa Amini teria desencadeado a maior onda de protestos desde 2009. A polícia alegou que ela teve um ataque cardíaco e entrou em coma. No entanto, testemunhas oculares e amigos da jovem, que estavam com ela quando foi detida, disseram que Amini foi severamente espancada por policiais da Patrulha.

O tio de Toomaj Salehi continuou compartilhando: “Ainda não sabemos nada sobre a condição de saúde de Salehi. A família se esforçou muito para ouvir sua voz, mas ninguém nos deu nenhuma informação sobre ele. Nós nem sabemos se Salehi e seus amigos estão vivos ou não”.

Confira abaixo as postagens no Instagram e o vídeo no YouTube:

ícone

Recomendados para você