Rapper revela que Eminem comprou filmagens de batalha de rima que perdeu em 1997

Escrito por Fellipe Santos 04/10/2021 às 09:30

Capa Eminem Foto: Divulgação

Eminem é frequentemente considerado um dos melhores MCs da história do Hip Hop.

Com mais de 100 milhões de álbuns vendidos e uma discografia que remonta à década de 1990, Slim Shady é um dos maiores rappers de todos os tempos. Mas antes de ser o autoproclamado “Deus do Rap”, ele era Marshall Mathers, um aspirante a rapper de Detroit que morava na 8 Mile Road.

Muito parecido com o filme 8 Mile de 2002 , Eminem se viu cara a cara com alguns rappers de batalha de destaque prontos para derrubá-lo liricamente. E, sim, ele normalmente saiu vitorioso. Mas em 1997, enquanto participava das Olimpíadas de Rap durante a convenção Rap Sheet no Red Lion Hotel em Los Angeles, Eminem encontrou seu oponete Otherwize e finalmente perdeu, mas não existe registros disso. O motivo? O rapper comprou as filmagens para que ninguém mais pudesse assistir. Mas finalmente poderemos ver algumas partes disso.

O infame confronto é parte do novo documentário Where Are From: Rise of LA Underground Hip Hop, que foi criado pelos co-fundadores do Element, DJ Breeze e DJ Bonds, que foram instrumentais no estabelecimento da cena underground do Hip Hop. No vídeo Otherwize e Eminem ficam cara a cara, com Eminem cuspindo versos como: “Eu tenho tantas maneiras de te desprezar que sou brincalhão com você / deixo uma navalha dividir você até que eles precisem grampear e costurar você … Droga, todas as suas piadas brancas saíram pela culatra. ”

Mas o Otherwize finalmente levou a coroa. Em uma entrevista exclusiva ao site HipHopDX, DJ Breeze disse que foi uma disputa e tanto .“Eminem também se segurou”, diz ele a DX. “A batalha com Wize teve que durar rodadas extras porque esses caras estavam indo bem. A batalha também tinha um leve tom racial. Obviamente porque havia poucos rappers brancos na época. Então, definitivamente começou a ficar com a sensação de preto versus branco. Eu vou dizer isso, a batalha entre esses dois caras foi fenomenal. Eles tiveram que fazer rodadas extras porque em um ponto parecia que eles eram tão equilibrados.”

“Mesmo que você pudesse sentir a multidão querendo a vitória de Otherwize, você não podia negar o conjunto de habilidades de Eminem. Mas tenho 100 por cento de confiança de que Otherwize venceu a batalha…. Isso também adiciona uma espécie de tradição ao nome de Otherwize, considerando que Eminem comprou todas as filmagens para que ninguém pudesse ver a batalha”.

DJ Bonds e DJ Breeze sabiam o que o Otherwize estava enfrentando. Eles ouviram boatos que o Dr. Dre estava trabalhando com um novo artista – um cara branco.

“Naquela época, era raro ver rappers brancos, e todos nós sabíamos que essa também era a razão pela qual Dre estava trabalhando com Eminem, além de suas habilidades como MC”, diz Breeze. “Para ser bem honesto, esses forasteiros chegaram e realmente subestimaram esses MCs de LA. Porque? Porque naquela época, a cena underground do Hip Hop de Los Angeles ainda estava se aquecendo. Então, acho que esses caras chegaram e pensaram que poderiam simplesmente atropelar esses caras. Mas MC está aqui em nossa cidade rapidamente, para deixar claro que esta não seria uma batalha fácil. ”

 

Depois que Otherwize ganhou o grande prêmio – $ 500 e um relógio Rolex – ele diz que gastou todo o seu dinheiro no bar e teve o Rolex roubado. Como ele diz no documentário: “O que você quer saber sobre meus tempos difíceis?”

Mais tarde, Eminem falou sobre a perda ao falar para a rádio Rock The Bells, um vídeo que também está incluído no filme. “Não me lembro de uma frase que ele disse, mas ele estava gritando na minha cara e eu fiquei tipo, ‘Oh merda’”, disse ele. “E todo mundo fica tipo, ‘Oh, ele está matando ele, ele está matando ele’, mas eu já tinha engasgado. Portanto, realmente não importava o que o cara fizesse. E eu perdi. Então eu disse, ‘Foda-se!’ ”

Em 2020, Eminem lembrou como aquele incidente acabou levando a um acordo com o Dr. Dre durante uma entrevista com o podcast Hotboxin ‘de Mike Tyson .

“Fui para as Olimpíadas, cheguei até o fim e perdi para o último cara. O cara que ganhou foi Otherwize, de LA. Era uma coisa local. Eles tinham um monte de apoio da multidão lá. Quando eu comecei a fazer freestyle, ele foi e se escondeu atrás de uma tela de vídeo. Ele se afastou enquanto eu estava rimando. Eu não tinha ninguém para lutar! Eu nunca estive em uma situação como essa antes. Passei por muita gente para chegar até o final, e então ele se afastou enquanto eu estava fazendo a rima. Eu fico tipo, ‘Que porra eu faço?’ Eu estava devastado.

“Eu saio do palco. Eu fico tipo, é isso. Acabou para mim. Um garoto da Interscope, Dean Geistlinger, se aproxima e me pede uma cópia do CD. Então, eu meio que jogo uma copia nele. Era o EP Slim Shady. Voltamos para Detroit, eu não tinha nenhuma casa, porra, nenhuma ideia do quefazer. Então, algumas semanas depois, recebemos uma ligação. Marky Bass disse: “Ei, recebemos uma ligação de um médico!”

Como DJ Breeze lembra, “Acho que foi apenas alguns meses depois das Olimpíadas de Rap que ouvimos a música ‘My Name Is’ e o resto é história. Mas eu sei disso, os MCs de Los Angeles foram certamente levados a sério depois daquela batalha.”

Recomendados para você

Sair da versão mobile