Rapper turco é preso por promover o uso de drogas em suas letras

Escrito por Fellipe Santos 29/05/2018 às 16:33

Foto: Divulgação

Se a moda pega…

Embora seja compreensível se você nunca ouviu falar de Ezhel antes, ele é um grande nome em seu país natal, a Turquia. Seus vídeos acumularam milhões de visualizações e ele lançou seu primeiro álbum, Müptezhel, em junho do ano passado. Ele estava agendado para se apresentar com Wiz Khalifa no próximo mês, mas toda a sua vida foi mudada, graças ao conteúdo de suas letras.

Segundo o Independent, Ezhel foi preso em 24 de maio após uma visita ao hospital. Sua prisão não foi por causa de algo violento, mas sob acusação de “promover o uso de drogas” através de suas letras. Se isso fosse um crime nos EUA e no Brasil, muitos rappers se encontrariam em sérios problemas.

Muitos de seus fãs responderam com raiva e confusão sobre sua prisão, perguntando-se por que a polícia estava desperdiçando recursos preciosos detendo um músico em vez de perseguir criminosos reais. Uma hashtag #FreeEzhel surgiu durante a noite e estava entre os tópicos mais compartilhados na Turquia.

A gerente de Ezhel, Riza Okcu, disse: “FreeEzhel, escrever uma música não pode ser um crime – o governo deveria prender os verdadeiros criminosos. O rap diz a verdade sobre o que acontece nas ruas”.

A Turquia não é o único lugar que está reprimindo o que eles percebam como influências negativas no rap. A China proibiu a cultura hip-hop e as tatuagens de aparecerem na televisão recentemente a, e o Reino Unido iniciou uma ofensiva contra a cena do drill local.

A lei turca determina que a acusação de “promover o uso de drogas” pode levar entre cinco e dez anos de prisão. Confira uma das faixas de Ezhel abaixo. #FreeEzhel

Recomendados para você