10 Rappers que já usaram Ghostwriters que você não vai acreditar

Escrito por Vinicius Prado 18/02/2018 às 11:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

De tempos em Tempos rumores surgem de que Rappers buscam ajuda de Ghostwriters (Escritores fantasmas, que não são creditados na faixa) para compor suas músicas. Um caso clássico que aconteceu e gerou grande repercussão foi a acusação de Meek Mill que revelou ao mundo que o verso de Drake em “R.I.C.O” foi gravado por um cara chamado Quentin Miller, a repercussão foi tanta que fãs debater se Drake ainda era elegível para o status de “Melhor Rapper”. Realmente, porém a acusação não era totalmente uma “revelação” e a indignação de Meek Mill foi um pouco exagerada.

O trabalho que Quentin fez para Drake não é tecnicamente um “Ghostwriting”, já que ele é creditado pelo nome nas faixas que ele contribuiu, mas o termo chegou a abranger todos os versos cuspidos por alguém que não os escreveu por conta própria.

Mas algo que você não deve saber é que a prática do “Ghostwriting” é uma tradição consagrada no Hip hop, mas que inevitavelmente provoca controvérsia sempre que surge em uma conversa entre fãs.

Há toneladas de acusações e um monte de ghostwriters por trás das cenas que nós nunca ouviremos sobre e nunca iremos comprovar se as acusações são verdadeiras ou não (Como a reivindicação de Gillie The Kid dizendo que escreveu a maioria das faixas do clássico Tha Carter 3 de Lil Wayne ou o rumor que Young Chris teve um grande papel na carreira de Jay Z)

Nessa lista de 10 nomes que separamos, listamos alguns dos Rappers que você provavelmente nunca iria acreditar que já usou Ghostwriters em suas músicas, porém nem todos os exemplos podem ser definitivamente provados, confira:

Kanye West

Nickelus F é um desses Ghotswriters e quando a acusação de Meek Mill veio átona, Nickelus (que supostamente já escreveu para Drake no passado) foi um dos primeiros a defender o Rapper Canadense:

 

“Se vamos apontar o dedo para Drake por ter ajuda, não podemos fechar os olhos para Yeezy.. e Yeezy ta na minha lista de Rappers fod**”

 

Há algum tipo de verdade para o que ele esta falando. Embora o nome de Drake estivesse em alta, Kanye é citado frequentemente como o melhor artista dessa geração ou um revolucionário, ou até um dos melhores de todos os tempos.

O seu grande Álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy foi um dos álbuns do Rapper mais creditados. Kanye lista rappers e cantores como Malik Yusef, Rhymefest, Cyhi The Prynce, Lupe Fiasco, Sakiya Sandifer, Fonzworth Bentley, Anand Bakshi, Jill Scott, Pusha T, Ab-Liva e John Legend como alguns dos escreitores em varias faixas. Até mesmo a faixa “Jesus Walks” single de Kanye, foi parcialmente escrita por Rhymefest e pessoas próximas ao rapper alegam que Consequence escreveu várias letras para Ye.

Curiosamente, Kanye conseguiu alguns de seus primeiros trabalhos de produção como Ghostwritter com D-Dot.

DR DRE

Como Rapper ou Produtor as batidas de Dre obviamente vieram sempre em primeiro lugar, mas com The Chronic em 2001, Dr Dre recebeu uma crítica bastante positiva e louvada da Costa Oeste como Rapper. Porém, desde os tempos de NWA, tem sido claro que Dre usa ghostwriters e muitos deles com grandes nomes como Ice Cube, Snoop Dog, Jay Z e Eminem. Algumas pessoas apontam que Drake e Kendrick Lamar também já escreveram algumas linhas para Dr Dre.

Até mesmo foi confirmado que Jay-Z escreveu todas as linhas em “Still Dre” e Eminem é inteiramente responsável pela faixa “Forgot About Dre”.

DIDDY

Diddy é um produtor que é ainda menos famoso como Rapper do que Dre. Embora ele tenha lançado muitos mais álbuns solo. Ele foi acusado de contratar ghostwriters para quase todos eles, mas o que sabemos com certeza é:

Brooklyn’s Sauce Money escreveu “i’ll Be Missing You” depois de Jay Z recusar escrever a canção.

 

“Ele ficou deslumbrado por que era tudo que ele queria dizer, é quase como ser ator – eu me tornei ele, e uma vez que me tornei ele, eu sabia o que ele gostaria de dizer em memória a Big”

 

Pharaohe Monche escreveu Press Play “The Future”

Diddy já rimou “Não se preocupe se eu escrever rimas, eu escrevo cheques” na faixa “Bad Boy For Life”

OL’ DIRTY BASTARD

Em uma entrevista com a Complex em 2001, Method Man revelou quanto do álbum “Return To The 36 Chambers” foi escrito por outros membros do Wu Tang, incluindo GZA e RZA.

“A Maioria dos versos do disco são rimas do RZA que são antigas e rimas do GZA “Aproxime-se da escola, 9:30 você está atrasado” Mano isso é do RZA, eu ouvi isso quando eu tinha 14 anos de idade.”

“A maioria dos versos mais loucos eram do GZA, lembro que aoODB e GZA até entraram em uma discussão em uma noite e ele falou “Cara, a maior parte das merd*s (Faixas mais loucas) do seu álbum é minha de qualquer maneira)”

 

GHOSTFACE KILLAH

Embora em um grau substancialmente menor do que o ODB, Ghostface Killah também foi citado por Method Man na entrevista:

 

“O Começo do verso de Ghostface sobre “Cherchez La Ghost” é minha… “I Get Down For My Crown” eu escrevi isso quando tinha uns 16 anos. Os quatro primeiros versos se você jogar no youtube vai encontrar eu rimando isso por lá”

 

MASE

 

Algumas pessoas afirmam que Mase é um ghostwriter e já escreveu para Big L, e realmente eles tem algumas letras semelhantes, mas parece mais provável que é o contrario. Afinal, Mase teve um sucesso um pouco maior e L que nunca saiu do underground antes de sua morte prematura. Há rumores de que Kanye e Craig Mack também escreveram para Mase, mas esses não são confirmados do que sua conexão com L. o veterano Ghostwriter Skillz também disse que ele já escreveu para Mase.

 

FAT JOE

Em uma entrevista para a XXL, o cubano da Terror Squad confessou que o falecido Big Pun escreveu muitas de suas rimas confirmando um rumor de pessoas ligadas a ele:

 

“Big Pun foi  ghostwriter do Fat Joe, ele pediu o Joe pra fazer um contrato. Por que o primeiro álbum da Terror Squad foi escrito por ele, e Fat Joe pegou todo o bônus e não dividiu nada com Pun, nenhuma porcentagem.. então é assim que Fat Joe é grato com seu povo” disse uma pessoa ligada aos artistas.

 

JIM JONES

Max B é um grande amigo de Jim Jonnes, atualmente ele está preso mas quando ele estava solto escreveu a maior faixa de sucesso do Rapper “We Fly High”. Fora disso, Biggaveli teve créditos de gravação em uam série de outras faixas em álbuns de Jones como “Hustler P.O.M.E.” e “Harlem: Diary Of A Summer.”

SNOOP DOG
Muito do material recente de Snoop Dog foi feito por ghostwritters. Isso foi um problema que ele admitiu depois de escrever o The Doggfather em uma entrevista em 2013 embora ele não tivesse revelado nenhum nome.

O próprio Snoop disse que “Malice in Wonderland” foi escrito principalmente por outras pessoas em uma entrevista em 2009.

 

“Eu tenho um monte de carinhas que estão colocando a caneta no papel. estou deixando meus manos escrevendo e expressando pensamentos através de mim. Vou deixar eles terem oportunidades de ser uma estrela através de mim”

 

NAS

Um dos exemplos mais controverso. Nas é muitas vezes listado no topo dos melhores letristas de todos os tempos, mas em 2012 houve um tumulto quando histórias sobre o álbum Untitled saiu. O escritor Dream Hampton revelou pouco depois do lançamento que Jay Eletronica e Stic escreveram muitas das faixas do álbum.

Eletronica negou isso “Esse cara nunca vai precisar de um ghostwriter” já Stic revelou o que aconteceu:

 

“Minhas contribuições para o seu álbum foi uma colaboração de honra quando me coloquei em sua direção e transmitir o que ele queria dizer”

ícone

Recomendados para você