Realengo é o tema escolhido para o roteiro da 11ª edição do Rolé Carioca

Escrito por Rodrigo Costa 27/05/2023 às 10:12

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Rolé Carioca apresenta histórias e culturas do subúrbio carioca gratuitamente em Realengo.

Chegando ao seu segundo destino, o bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a 11° edição do Rolé Carioca propõe, a partir da valorização das histórias e memórias do bairro, estimular uma nova relação entre quem vive a cidade e a região, aumentando a autoestima dos moradores e trazendo novos olhares sobre o subúrbio.

A abordagem visa compartilhar, fortalecer, e valorizar as memórias do subúrbio, como também exercitar um olhar mais atento a locais que no cotidiano passam despercebidos. A atividade acontece no dia 28 de maio, a partir das 10 horas, na Estação Realengo, e também, um ponto de encontro extra na Central do Brasil para quem quiser pegar o trem das 8h50 e chegar junto no bairro.

Foto: Divulgação

 

“Para o Rolé Carioca, toda a cidade conta história. É com muita felicidade que voltamos a realizar um Rolé por bairros e a escolha de Realengo como segundo passeio de 2023 reforça a preocupação do Rolé em caminhar por toda cidade, contando histórias que são importantes para entender a formação, identidade e memória do Rio de Janeiro” relata Isabel Seixas, realizadora do evento.

Sob três eixos temáticos; a ocupação das “terras realengas”, a presença militar e desenvolvimento urbano nos séculos XIX e XX e movimentos culturais contemporâneos; o Rolé passa por oito pontos históricos do bairro de Realengo. Dentre eles, a Estação Realengo, Escola Militar do Realengo, Colégio Dom Pedro II, Cine Theatro Realengo e Viaduto do Realengo.

Realengo faz parte da história da Música Popular Brasileira, dentre elas, a canção Aquele Abraço, eternizada na voz do cantor e compositor Jorge Ben Jor. O bairro também representa a resistência contra a ditadura militar, visto que Gilberto Gil foi detido no local durante a repressão dos militares. Dentre outros artistas que marcaram a história do bairro, estão “os crias”; o cantor Mumuzinho, o baterista e percussionista Robertinho Silva, o humorista Rafael Portugal e o youtuber Diogo Defanti.

Confira a publicação de anúncio abaixo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rolé Carioca (@rolecarioca)

ícone

Recomendados para você