‘Round 6’ rendeu US$ 900 milhões para Netflix mas criador afirma que ‘não ficou rico’

Escrito por Felipe Mascari 29/06/2023 às 21:15

Foto: reprodução Netflix
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

“Round 6” é um dos maiores sucessos da Netflix, mas não teve retorno financeiro para o criador.

A sérieRound 6, lançada em 2021, se tornou rapidamente um dos maiores sucessos da história da Netflix. Segundo informações do Los Angeles Times, a série sul-coreana rendeu aproximadamente US$ 900 milhões para a plataforma streaming. Entretanto, o criador da produção, Hwang Dong-hyuk, afirma não ter ficado rico, apesar do sucesso financeiro.

De acordo com Dong-hyuk, ele cedeu direitos intelectuais do seriado para Netflix. Ele também optou por não receber pagamentos residuais, quando o criador de algo ganha dinheiro quando determinada produção é reproduzida ao longo dos anos. “Eu ganhei o bastante para colocar comida na mesa, mas não estou rico,” disse.

Capa Round 6

Foto: reprodução

Segundo reportagem do Los Angeles Times, esse tipo de contrato é normal na Coreia do Sul. O acordo assinado pelo roteirista veio depois de anos tentando vender a sua ideia para várias emissoras sul-coreanas e internacionais, que sempre o rejeitaram. Hwang concedeu em diversas entrevistas que, salvo pelo apoio da Netflix, Round 6 nunca teria existido.

“No começo, com o sucesso de Round 6, eu fiquei animado ao pensar que as minhas séries poderiam ser assistidas por pessoas ao redor do mundo, mas agora estou pensando: ‘E daí? Não vou ganhar nada com isso'”, comentou um roteirista da indústria coreana ao site, que não quis ser identificado pelo nome.

Em resposta ao jornal americano, a Netflix disse: “Pagamos taxas justas e altamente competitivas com nossos criadores de K-Content e estabelecemos padrões claros para nossos parceiros de produção coreanos, que produzem todos os nossos shows e filmes. Esses padrões atendem ou excedem a lei coreana.”

Round 6 é a série mais vista da história da Netflix, com mais de 2 bilhões de horas vistas na plataforma. A segunda temporada está atualmente em produção, mas não tem data de estreia definida, por conta da greve dos roteiristas que ocorre nos Estados Unidos.

ícone

Recomendados para você