Saiba tudo sobre o Skate Park nas Olimpíadas e conheça as estrelas do Brasil na modalidade

Escrito por Vinicius Prado 02/08/2021 às 17:10

Foto: Divulgação

Seleção olímpica de skate já está em Tóquio e estreia nos Jogos Olímpicos no dia 3 de agosto

Depois do enorme sucesso que o Skate Street fez nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com o Brasil conquistando duas medalhas de prata com Rayssa Leal e Kevin Hoefler, as competições no skate voltam a ser destaque na Olimpíadas na próxima semana. E é claro que temos brasileiros na disputa por medalhas.

A delegação que representará o Skate Park brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio já está alojada na Vila Olímpica e estreia na disputa da categoria na próxima terça-feira (3), primeiramente com as provas femininas, e encerra a participação na quarta, dia 4, com as competições masculinas.

As disputas femininas serão às 21h00 do fuso horário nacional, no dia 3 de agosto, e o Brasil conta com Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Dora Varella para competir por uma medalha nos Jogos de Tóquio. Já as masculinas serão no dia seguinte, na quarta-feira (4), também às 21h00, e a equipe verde-amarela é integrada por Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas. As provas serão televisionadas pelos canais Globo, SporTV e Bandsports.

Conforme apontando pelo @celofornication no Twitter, o Skate Park é bem diferente do Skate Street. Nessa modalidade, os atletas competem em “bowls”, que são as famosas piscinas. Nesta categoria, são feitas 4 voltas de 45seg, com a maior nota recebida sendo utilizada para a classificação para a final. 8 se classificam no total.

Com 3 nomes no feminino e 3 nomes no masculino, o Brasil apresenta boas chances de beliscar alguma medalha na modalidade, principalmente com Dora Varella e Pedro Barros. Confira um resumo dos atletas brasileiros feito pelo @celofornication no Skate Park abaixo:

Isa Pacheco

Estreou no Campeonato Brasileiro aos 9 e aos 11 já disputava o Mundial. Hoje, com apenas 16 anos, Isa já subiu em pódios mais de 40 vezes e é a 11ª colocada no ranking da World Skate.

Dora Varella

1ª entre as brasileiras no ranking mundial, a paulista que completa 20 anos no dia 31, entrou pra Seleção em 2019. 3x campeã mundial amadora, 2x campeã brasileira e 2x campeã pan-americana. Nossa favorita ao pódio.

Yndiara Asp

1ª brasileira do time Vans, a catarinense de 23 anos fez sua estreia em 2016 no Vans Park Series, ficando entre as 10 melhores do mundo, de onde não saiu até o fim de 2018. Recém recuperada de cirurgia no tornozelo, figura na 11ª posição do ranking mundial.

Luiz Francisco

Sucesso no mundo de E-sports, o integrante da Loud foi o 1º skatista brasileiro a conquistar a vaga em Tóquio. 3º colocado no ranking mundial, foi vice-campeão dos 2 torneios classificatórios que disputou em 2019. É um dos favoritos ao pódio.

Pedro Quintas

Top 10 no ranking mundial, o atleta de apenas 19 anos é uma das maiores promessas do skate brasileiro. 3º colocado no último mundial que disputou, só acabou conquistando a classificação pra Tóquio através do Dew Tour em 2019.

Pedro Barros

A lenda. Com incríveis 10 medalhas de X Games, sendo 6 de ouro, o catarinense chega à Tóquio como o grande nome do Brasil no Park. Atualmente é o 4º colocado no ranking mundial, mas já foi apontado como o grande sucessor de caras como Bob Burnquist.

Os Favoritos

“Com apenas 13 anos e recuperada de grave lesão, a americana Sky Brown é uma das favoritas ao ouro no feminino, mas a anfitriã Misugu Okamoto pretende ser a pedra no sapato dela. Dentre as brasileiras, Dora Varella é quem chega com mais força nessa disputa. Já no masculino, a disputa entre Brasil x EUA vai ser intensa. Dentre os 5 melhores do ranking mundial, 3 são estadunidenses (Heimana Reynolds, Cory Juneau e Zion Wright) e 2 são brasileiros (Luiz Francisco e Pedro Barros).”, analisou @celofornication.

“Helmana Reynolds, que é, indiscutivelmente, o melhor do mundo é o grande favorito, mas a experiência de Pedro Barros pode fazer a diferença nessa busca pelo lugar mais alto do pódio.”, finalizou.

 

Recomendados para você