Seu Jorge fala após ataques racistas durante show em Porto Alegre

Escrito por André Bernardo 18/10/2022 às 12:21

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Seu Jorge não ficou calado sobre ato de racismo e deu uma aula nas palavras em resposta

O icônico cantor Seu Jorge se manifestou pela primeira vez, na noite de ontem (17), sobre os ataques racistas durante um show realizado em Porto Alegre na última sexta (14). A Polícia Civil investiga o caso. Em vídeo publicado no Instagram, o cantor surgiu diante de um telão que exibe a bandeira do Estado e confirmou que, durante a apresentação, ouviu xingamentos e ofensas racistas.

“Na última sexta-feira, dia 14/10, fui contratado para fazer uma apresentação na cidade de Porto Alegre, no clube social Grêmio Náutico União. Era um jantar de gala, com pessoas muito bem vestidas para aquela ocasião, um evento reservado somente para os sócios do clube. Particularmente, não percebi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que, uma coisa que me causou muita espécie, eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse ao local do show”, falou o artista no vídeo.

capa seu jorge

Seu Jorge agradeceu o apoio que recebeu nas redes sociais e fez um discurso contra o racismo no Brasil. “Agora, estaremos mais fortes e unidos contra toda forma de preconceito e discriminação. Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo, admiro e respeito vocês, estamos mais unidos do que nunca para vencer essa guerra”, afirmou.

A delegada Andréa Mattos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, confirmou que instaurou inquérito policial pelo crime de racismo, e que independe de representação por parte da vítima, já que há inúmeras denúncias e relatos nas redes sociais. De acordo com o público presente, o crime teria ocorrido quando o cantor e a banda saíram do palco e retornariam para o bis.

“Começaram a gritar ‘mais um, mais um’, mas, logo em seguida, alguns sons de ‘uh, uh’. Primeiro, eu pensei que estavam vaiando. E já parecia estranho pra mim uma pessoa num show começar a vaiar. Depois, eu vi que eram movimentos de macaco. Cheguei a ouvir ‘negro vagabundo, vagabundo’ e, depois, pessoas gritando ‘mito, mito’”, disse uma pessoa que estava no evento e prefere não ser identificada.

ícone

Recomendados para você