domingo, junho 4, 2023

Sindicato elege roteiro do filme ‘Cidade de Deus’ como um dos melhores do século XXI

“Cidade de Deus” é um dos filmes mais atemporais do cinema brasileiro.

Os profissionais que escrevem os scripts cinematográficos nos Estados Unidos elegeram Corra! (2017), thriller racial escrito e dirigido por Jordan Peele, como o melhor roteiro do século XXI, até agora. Inclusive, o filme foi vencedor do Oscar de melhor roteiro original. Os membros do Sindicato dos Escritores da América (Writer’s Guild of America) votaram no filme de 2017 como o melhor dos últimos 21 anos, situando-o como o de número um em uma lista de 101 produções.

O brasileiro Cidade de Deus (2002), escrito por  Bráulio Mantovani, figura na lista na posição 70. O longa foi indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado na premiação de 2004, inclusive. O romance Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), protagonizado por Jim Carrey e Kate Winslet, ficou em segundo lugar, enquanto o título que narra os primórdios do Facebook, A Rede Social (2010), e o sucesso sul-coreano Parasita (2019), situaram-se em terceiro e quarto, respectivamente.

“Conforme votado pelos membros do Sindicato, a lista dos 101 maiores roteiros do século 21 (até agora) é uma celebração dos grandes escritores e roteiros dos últimos 21 anos e um estudo de como a escrita para a tela evoluiu e se diversificou desde o século 20”, disse Aaron Mendelsohn, presidente do Comitê de Publicidade e Marketing do sindicato.

A seleção abrange mais de 20 anos de cinema, destacando uma ampla gama de filmes aclamados e que ajudaram a definir a cultura, e os roteiristas que os escreveram, de acordo com o WGA.

Confira o Top 10 selecionado:

-“Corra!” (2017), por Jordan Peele
-“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004), por Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth
-“A Rede Social” (2010), por Aaron Sorkin
-“Parasita” (2019), por Bong Joon Ho e Han Jin Won
-“Onde os Fracos Não Têm Vez” (2007), por Joel Coen e Ethan Coen
-“Moonlight: Sob a Luz do Luar”, por Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney
-“Sangue Negro” (2007), por Paul Thomas Anderson
-“Bastardos Inglórios” (2009), por Quentin Tarantino
-“Quase Famosos” (2000), por Cameron Crowe
-“Memento” (2000), por Christopher Nolan

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.