Spotify desenvolve playlists criadas por inteligência artificial

Escrito por Felipe Mascari 04/10/2023 às 17:30

Capa Spotify
FOTO: REPRODUÇÃO
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Novo recurso do Spotify permitirá criar playlists com mais velocidades, feitas a partir de temas específicos.

A plataforma de streaming Spotify está desenvolvendo uma inteligência artificial para criar playlists sem muita intervenção por parte do usuário. Com o recurso, você poderia explicar o que quer ouvir num comando de texto e o streaming ofereceria um resultado personalizado logo em seguida.

O rumor ganhou força após Chris Messina, veterano da tecnologia e agora investidor, revelar capturas de tela do código do aplicativo do Spotify que mencionam “playlists de inteligências artificiais” e “playlists baseadas em seus prompts”. Posteriormente, o leaker Alessandro Paluzzi usou essas informações para criar uma prévia de como a função deve aparecer na interface do Spotify.

CAPA spotify

FOTO: REPRODUÇÃO

De acordo com as informações, quando o usuário selecionar o ícone para criar uma lista de reprodução, o aplicativo incluiria a opção “IA Playlist”. Em seguida, ele poderá escolher entre as sugestões oferecidas pelo streaming ou digitar o próprio comando numa janela de chat.

Os exemplos encontrados para mostrar como funcionará a função no Spotify incluem “me dê uma playlist com hip-hop polonês dos anos 90” e “novas músicas de minhas bandas favoritas”, indicativo de que a ferramenta deve aceitar prompts curtos de texto e gerar listas a partir de gêneros musicais, décadas e preferências do usuário.

A empresa de streaming já acumula novidades criadas a partir de inteligência artificial em 2023. Um exemplo é o serviço DJ, que usa inteligência artificial para criar playlists personalizadas para cada usuário e coloca inserções de um locutor durante a reprodução, com uma experiência que lembra ouvir música pelo rádio.

Spotify lançou na última terça-feira (26) a ferramenta Jam, um novo recurso para ouvir músicas em grupo e montar playlists de forma compartilhada no aplicativa. A ferramenta permite que assinantes de planos Premium convidem outras pessoas, incluindo usuários gratuitos, que não pagam pelos serviços da plataforma, para adicionar músicas em uma lista.

Veja mais imagens abaixo, no Twitter:

ícone

Recomendados para você