Usuários da versão gratuita do Spotify agora têm acesso limitado mensalmente às letras das músicas.
Conforme instaurado na última sexta-feira (3) segundo o site TechCrunch, o Spotify criou uma página de blogueio pago para a exibição de letras das músicas. Com isso, os usuários da versão gratuita da plataforma perdem o total acesso a uma das funcionalidades mais antigas, tendo limite mensal.
O intuito é direcionar o público para o grupo de usuários por assinatura. A novidade do paywall faz parte de uma das estratégias de conversão do serviço de streaming e, até o momento, não foi comentada publicamente pela empresa.
Nos primeiros quatro meses de 2024, o número de assinantes premium cresceu numa taxa de 14% ao ano, alcançando 239 milhões de ouvintes – destes, 22% estão na América Latina – e atingindo a meta de projeção do Spotify, de acordo com o relatório deste quadrimestre.

Apesar do crescimento de usuários premium, o valor da receita no início deste ano apresenta uma queda de cerca de 1% do que foi gerado nos quatro meses anteriores, no final de 2023.
Outro assunto repercutido envolvendo a plataforma recentemente é de que artistas e gravadoras independentes dominam 70% das receitas geradas no aplicativo, diante dos dados divulgados pela empresa entre as principais descobertas de Loud&Clear 2024 para o Brasil.
Além disso, no ano passado, artistas nacionais foram escutados pela primeira vez por ouvintes no Spotify quase dez bilhões de vezes. Ainda em 2023, foi registrado o maior pagamento anual de um único varejista à indústria da música, com mais de US$ 9 bilhões.