The Weeknd afirma que Grammy é corrupto e que não vai enviar músicas após mudanças na premiação

Escrito por Felipe 04/05/2021 às 10:01

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O cantor The Weeknd respondeu às mudanças nas regras para os Grammy Awards anunciadas pela Recording Academy na sexta-feira.

Caso você não saiba, o Grammy anúnciou mudanças, principalmente uma que elimina os comitês “secretos” de revisão de nomeações que desempenharam um papel fundamental em sua exclusão de todas as indicações para os prêmios de 2021, apesar de ter um dos maiores álbuns e o single mais ouvido do ano com “After Hours” e “Blinding Lights”, respectivamente.

“A confiança foi quebrada por tanto tempo entre a organização do Grammy e os artistas que seria imprudente levantar a bandeira da vitória”, disse ele à Variety, acrescentando que continuará a não considerar sua música para a premiação. No entanto, ele diz que a mudança é “um começo importante”.

“Acho que a indústria e o público precisam ver o sistema transparente realmente em jogo para que a vitória seja comemorada, mas é um começo importante”, continua ele. “Eu continuo desinteressado em fazer parte do Grammy, especialmente com sua própria admissão de corrupção por todas essas décadas. Não vou enviar no futuro.”

Seu empresário, Wassim “Sal” Slaiby, acrescentou: “Nenhuma mudança vem sem que uma voz seja ouvida. Estou muito orgulhoso de Abel por defender aquilo em que acredita. Fiquei em choque quando tudo isso aconteceu, mas agora vejo isso claramente e estou feliz por termos defendido nossas crenças.”

Embora não exista nenhuma “admissão de corrupção” do Grammy ao anunciar a mudança de regra, em uma entrevista à Variety na sexta-feira, o chefe interino do Grammy, Harvey Mason Jr. disse que vinha trabalhando para eliminar os comitês meses antes do esnobe de Weeknd. Mason se recusou a especular se essa situação pode ter influenciado a decisão final – que foi feita por uma votação de 44 membros do conselho de curadores da Academia – mas há poucas dúvidas de que isso desempenhou um papel, e ele disse: “A qualquer momento um artista, especialmente um dessa estatura, questiona nosso processo ou pensa que algo é injusto … a Academia, claro, será afetada por isso, e deseja trabalhar para tornar as coisas melhores ”.

Quando The Weeknd foi surpreendentemente excluído das nomeações de 2021, muitas pessoas, incluindo o cantor e Slaiby, disseram essencialmente que acreditavam que o interesse próprio dentro dos comitês era o culpado (embora não houvesse comitê para a categoria Pop, um dos três onde ele teria sido um candidato provável). No entanto, Mason enfatizou repetidamente que a mudança foi uma decisão imparcial dos comitês de revisão de nomeações. “Não há pautas lá, não há ‘vamos esnobar essa ou aquela pessoa’” , disse ele à Variety depois que as nomeações foram anunciadas em novembro. “Trata-se de ‘vamos tentar encontrar a excelência’”.

Apesar dessas declarações, alguns especularam que o desprezo foi devido à oposição de The Weeknd estar agendado para se apresentar tanto no Super Bowl quanto no Grammy – que foram inicialmente agendados com uma semana de intervalo. No entanto, todos os partidos disseram que a situação foi resolvida com sucesso, apenas para se tornar discutível quando Weeknd não recebeu nenhuma indicação.

Enquanto The Weekend chama a eliminação dos comitês de análise de nomeações para o Grammy de “um começo positivo”, ele também diz que há questões mais importantes para a indústria da música enfrentar – como evidenciado pelos milhões de dólares que ele doou para causas beneficentes em nos últimos meses, incluindo MusiCares, a instituição de caridade da Recording Academy, bem como US $ 1 milhão em ajuda alimentar para a Etiópia devastada pela guerra , o país africano de onde sua família vem.

“A indústria pode continuar crescendo para compartilhar sua receita para ajudar os necessitados em várias situações e apoiar as comunidades marginalizadas que criam e compram as músicas que vendem”, diz ele. “Temos visto algum movimento lá e espero e incentivo ainda mais. Eu me preocupo em fazer músicas que as pessoas amem e ajudar onde posso. No momento, minha preocupação é o que está acontecendo em meu país natal, a Etiópia, e encorajar as pessoas a estarem cientes do que está acontecendo e doar onde puderem. ”

Ele também disse recentemente que completou um possível álbum que gravou durante a pandemia. Questionado sobre como essa música pode ser diferente de “After Hours”, ele disse: “Se o último disco for after hours da noite, então o amanhecer está chegando.”

 

ícone

Recomendados para você