As verdades não reveladas sobre o Sunday Service de Kanye West

Escrito por Fellipe Santos 31/08/2019 às 18:25

Foto: Divulgação

Todos os detalhes que sabemos sobre o misterioso Sunday Service de Kanye West.

Não há dúvida de que a fé desempenhou um papel enorme na vida e na música de Kanye West. Além da essência gospel em suas produções, Ye alcançou o estrelato com faixas como “Jesus Walks”, posado como o profeta na capa da Rolling Stone e até se deu um apelido icônico de Yeezus.

Todos nós sabemos sobre a tendência de Ye de falar sobre si mesmo com abundância, então os fãs ficaram compreensivelmente céticos quando foi anunciado que ele e sua esposa Kim Kardashian iriam começar um culto de domingo no início de 2019. A estrela da música até falou sobre o assunto em um episódio do reality das Kardashians: “Eu tive a ideia de fazer uma igreja antes… e depois de 2019, fiquei tipo, ‘não vou deixar um domingo passar sem fazer isso'” (via  Insider ).

De fato, os cultos de West começaram, com o nome Sunday Service. Primeiro em sua casa e depois lentamente se expandindo pelos EUA, até chegar ao Coachella.

Faz sentido para para Kanye iniciar tal esforço, considerando que sua sogra Kris Jenner é  co-proprietária de uma igreja na Califórnia. As Kardashian-Jenners também estão presente nesses eventos, com Kim. atuando como representante de relações públicas de seu marido no Twitter. Continue lendo para descobrir a verdade não contada sobre as reuniões ultra-secretas dos cultos dominicais de Kanye West.

Os cultos dominicais de Kanye West são organizados por seus discípulos

Para orquestrar reuniões semanais tão elaboradas, Kanye West deve ter algumas pessoas ajudando, certo? Desde o coral gospel até a incrível localização de cada culto, não há como os Kardashian-Wests estarem fazendo isso sozinhos. O rapper  supostamente tem dois homens de confiança que garantem que tudo corra conforme o planejado. Seu assistente Nico Ballesteros supostamente seleciona o local “um a três dias antes do culto”, um jovem chamado Wilhens Norvil, que dirige a conta não oficial do Sunday Service do Instagram, falou sobre isso com a GQ. “Eles não gostam muito de ficar no mesmo lugar, porque as pessoas podem descobrir onde eles estão.”

Enquanto isso, James Tyler Fazio é supostamente o responsável pela produção e contatos de West. O gerente de mídia social chegou a discutir a experiência em uma matéria escrita para o LinkedIn, o que é interessante, considerando que todos os participantes supostamente precisam assinar acordos de não divulgação. “Eu me encontro em Calabasas ajudando a produzir este novo serviço experimental de produção de música ao vivo / igreja para os amigos e a família de Kanye West”, ele escreveu em parte. “Havia muitas noites em que recebíamos notas, ficávamos acordados a noite toda trabalhando para acertar os detalhes… apenas esperando e rezando para que o show continuasse. E sempre aconteceu.” Como Fazio observou, os serviços parecem funcionar como uma máquina bem engrenada – um testemunho dos discípulos leais de Ye.

O Sunday Service é uma igreja ou um show?

Quando você pensa nos cultos de uma igreja, os sermões e leituras religiosas provavelmente vêm à mente. Bem, os cultos de domingo de Kanye West não têm isso exatamente. Em vez disso, veja o evento semanal como um show de Yeezus inspirado no coral, com algumas músicas gospel clássicas. De acordo com a GQ, “o coral do evangelho canta por cerca de sessenta minutos”, o tornando “decididamente um show – não uma ‘nova igreja’ como se especulou”.

Então, que tipo de músicas de Yeezus são tocadas? “De acordo com os participantes, a reinterpretação de West de sua própria música deve ter uma essência espiritual – particularmente músicas como ‘Jesus Walks’, ‘Lift Off’ e ‘Father Stretch My Hands, Pt. 1′”, relata a Variety, acrescentando que os participantes chamaram as performances de “uma expressão de amor”. Aparentemente, Ye mudou algumas de suas letras para conotar significados espirituais , o que faz sentido, considerando que algumas de suas músicas são muito explicitas.

Embora esses serviços giram principalmente em torno do canto, West às vezes faz músicas intermediárias. Como observa a GQ, “Isso está mais de acordo com a tradição dos concertos de coral do evangelho… do que com um sermão em si”.

O Sunday Service significa Yeezys para todos!

Não há absolutamente nenhuma chance de que qualquer coisa em que Kanye West esteja envolvida não seja orientada pela moda. O rapper é famoso por suas proezas fashion, de sua própria marca Yeezy a jogar a maior parte do guarda-roupa de sua esposa for. Um pouco duro, com certeza, mas West também é conhecido por espalhar o amor quando se trata de sua arrogância sartorial. De acordo com a Vogue, ele decidiu iniciar uma “incubadora para jovens designers” em 2019 como uma forma de apoiar “novos talentos”. Para nossos propósitos, Ye aparentemente doou generosamente itens de sua própria coleção para o coral do Sunday Service.

“Todos os membros do coral vestem um uniforme… geralmente uma peça que se funde entre uma camiseta e uma túnica, além de tênis e calças da Yeezy” , relata a GQ, acrescentando: “Eles recebem roupas e sapatos de graça também alguns dias antes ou no dia do evento. A roupa geralmente é branca, mas West usa a paleta Yeezy completa – ele também usou bege amanteigado, grafite, tons de rosa, lilas e preto.”

Há poucas dúvidas de que Kim K. seguiu o código de vestimenta do culto do marido junto com todos os outros. A única pessoa que parece capaz de fazer suas próprias escolhas? Você pensaria que seria West, mas na verdade é a sua filha North, que muitas vezes adora se destacar enquanto se diverte com as músicas.

Cada culto é um playground de celebridades

Não seria um evento Kardashian-West sem, bem, celebridades. Eles costumam ser apelidados de “Família Real da América”, então qualquer coisa em que  Kim Kardashian esteja envolvida garantirá a maior publicidade. Então, como eles tornaram algo tão privado, cobiçado e digno de atenção? Ao garantir aparições da elite de Hollywood, é claro.

De acordo com o The Cut, alguns rostos famosos que participaram dos cultos dominicais de West incluíram nomes como Kid Cudi, Diplo, Courtney Love, DMX, Travis Scott e, claro, o resto do clã KarJenner. Enquanto isso,  Busy Philipps é conhecida por aparecer junto com Orlando Bloom e Katy Perry. Naturalmente, um ar de exclusividade flutuava em torno de cada culto de domingo, pois o evento permaneceu apenas para convidados.

Além de assinar um acordo para a não divulgação do evento, a Variety relata que todos os convidados estão proibidos de falar com a imprensa sobre o evento. Uma exceção, no entanto, é postar no Instagram – fazendo o resto de nós felizes em ver pelo menos uma fatia do que exatamente acontece em cada serviço.

Os pequenos de Ye se tornaram pequenos prodígios musicais

Em um episódio de Keeping Up with the Kardashians, Kim Kardashian disse à filha North por que ela e o marido são famosos. “Para ser muito técnico… papai é cantor, intérprete, artista”, disse a estrela do reality show, antes de acrescentar: “Mamãe tem tantos talentos que eu nem posso começar a nomear.” Bem, graças aos cultos da igreja de Kanye West, parece que a pequena North e o irmão mais novo Saint já começaram a seguir os passos de seu pai!

Graças a todas as postagens e vídeos que a orgulhosa mãe Kim compartilhou nas mídias sociais, todos nós tivemos a chance de ver as crianças de Kardashian e West participarem dessas festividades semanais com canto e dança. De mandar alguns movimentos de dança até se apresentar com o pai, North tem um poder estelar sério.

Quanto a Saint? Assumimos que a mentalidade é iniciá-lo, quando o pequenino começou a cantar no coral infantil em junho de 2019. Com a irmã North sussurrando a letra em seu ouvido, Saint juntou-se a uma versão adorável de “Nothing Compares 2U” de Sinead O’Connor.

Kanye West quer curar as pessoas com os cultos musicais

Kanye West nunca se esquivou de falar sobre seus problemas de saúde mental, o que nos leva a pergunta: o rapper está usando seu culto de domingo como uma chance de se curar?

“Ele entende o fracasso e a necessidade de cura, provavelmente mais do que a maioria das pessoas”, afirmou uma fonte citada pela People em abril de 2019. “Ele acredita nos poderes curativos da música, mas também acredita que Deus pode intervir e curar o fracasso das pessoas e seus problemas”. Enquanto isso, a esposa Kim Kardashian ecoou esse sentimento enquanto discutia os poderes terapêuticos e relaxantes da música no Jimmy Kimmel Live! Chamando os cultos de “mais do que apenas uma experiência de cura”, ela disse ao anfitrião Jimmy Kimmel: “Não há oração, não há sermão, palavra, apenas música e apenas um sentimento”.

Em entrevista no programa de David Letterman na Netflix, Kanye disse que se inspirou em uma técnica de cura através da luz para o Sunday Service.

No entanto, o The Mirror certa vez especulou que Ye poderia ter um motivo financeiro oculto no Sunday Service, lembrando o tempo em que ele pediu dinheiro para Mark Zuckerberg no Twitter, enquanto enfrentava uma  dívida de US$ 53 milhões em 2016. Desde então, ele se livrou das dívidas e chegou a ser capa da Forbes em julho de 2019, temos a sensação de que os opositores podem estar errados quanto a isso.

Kanye West: de Yeezus a Yandhi

Considerando o fato de que o passado financeiro turbulento de Kanye West provavelmente deixou para trás alguns arrependimentos duradouros, alguns viram todo o caso d oSunday Service como autopromoção, a fim de supostamente arrecadar dinheiro para o império multifacetado do rapper e seu próximo álbum.

De acordo com a Vanity Fair, alguns fãs especularam que as músicas tocadas durante o evento podem estar fora do próximo disco de West. O rapper provocou notavelmente algumas faixas inéditas nos culto. Para tornar as coisas ainda mais suspeitas, o álbum em questão será chamado Yandhi. É isso mesmo, da mesma forma que o álbum Yeezus de West foi inspirado em Jesus, parece que Yandhi verá a estrela como, você adivinhou, Mahatma Gandhi.

Além deste projeto, que sofreu vários vazamentos recentemente, Kim Kardashian foi até suas redes sociais para anunciar um possível novo álbum de Kanye. Chamado “Jesus Is King”, o trabalho deve ser lançado no final de setembro e pelo o que tudo indica ele será fortemente inspirado no Sunday Service, ou até mesmo ser um projeto gravado ao vivo nos cultos de Ye.

Quanto a arrecadar dinheiro para promover seu reinado musical? Não podemos confirmar essa suspeita. No entanto, vale a pena notar que os custos dos produtos de West foram altos quando ele executou o Sunday Service no Coachella 2019. De  meias de US$ 50 a camisetas de U $ 225, essas “roupas da igreja” valiam mais do que aquilo que um frequentador de um culto regular de domingo provavelmente está procurando pagar.

DMX quebrou a suposta regra de não oração de Kanye West

Embora Kim Kardashian tenha revelado que o culto de domingo de Kanye West era sobre música e tendia a não incluir orações ou sermões, ela meio que contradisse essa afirmação durante um evento de março de 2019. “Oração da manhã por DMX”, twittou a magnata da KKW Beauty na época, legendando um vídeo do rapper icônico que liderava o serviço com uma oração.

De acordo com a Billboard, “algumas das palavras faladas de X foram realmente retiradas do The Prayer V.” Falando em sua voz rouca, DMX disse: “Eu sou a favor de todos com quem trato hoje, portas que estavam fechadas agora estão abertas para mim. Recebo tratamento preferencial e privilégios especiais. Sou o filho favorito de Deus”. Com a multidão aplaudindo, ficou claro que essa adição de oração falada caiu totalmente legal com os convidados também.

Embora DMX tenha se dedicado a posar com Ye depois de sua oração, vale a pena notar que o rapper se juntou a mais de uma reunião e até apoiou Kanye no Coachella 2019: quando West ficou emocionado perto do final desta performance, DMX o confortou notavelmente ao lado dos amigos Kid Cudi e Chance the Rapper.

Os fãs viram o Sunday Service através de um olho mágico no Coachella

A única vez que Kanye West disponibilizou o Sunday Service ao público foi quando ele o realizou no domingo de Páscoa no Coachella 2019. “Parecia estar vagando vertiginosamente por uma reunião de culto muito luxuosa”  , observou Jia Tolentino, do The New Yorker, acrescentando: “O coral usava malva e subia a colina em fila única… Uma multidão densa, afastada da apresentação, cobria a grama ao redor.”

É claro que o Twitterverse tinha muito a dizer sobre o espetáculo, que foi transmitido ao vivo pelo site do Coachella e instantaneamente recebeu o tratamento dos memes por milhares de espectadores. Porque você pergunta? Bem, aparentemente, os fãs não ficaram muito felizes ao ver que o show inteiro foi filmado através de um “olho mágico”.

De acordo com  o Harvard Crimson, a ideia de filmar o evento dessa maneira foi “talvez o aceno de Kanye para a constante observação do público em sua vida e seus problemas de saúde mental altamente divulgados”. Humm, uma escolha bizarra, mas justa, se for verdade.

Enquanto essa homenagem em potencial ao escrutínio do público fazia sentido, o Twitter parecia não pensar assim. Alguns espectadores compararam o vídeo ao uso de um “filtro”, enquanto outros sentiram que estavam assistindo uma apresentação através de um tubo de papel higiênico.

O culto de Kanye West incluiu até as celebridades mais privadas

Em abril de 2019, Kim Kardashian resumiu perfeitamente os cultos de domingo de Kanye West para a Elle, dizendo: “Todo mundo que vem entende que é apenas uma experiência realmente curativa com um coral incrível e mensagens incríveis sobre o amor para começar sua semana”.

Não importa quais sejam seus pensamentos sobre a “igreja” de Ye, você realmente não pode odiar esse sentimento. As palavras da estrela soaram notavelmente verdadeiras quando a famosa  misteriosa cantora Sia subiu ao palco do Sunday Service em maio de 2019. Em uma curva surpreendente, ela tocou seu hit “Elastic Heart”, sem sua peruca de assinatura que cobre quase todo o rosto. Enquanto isso, os fãs de Sia provavelmente foram rápidos em notar que a faixa pode ter soado irreconhecível. Segundo a ET Canada, a letra foi alterada para versículos do Salmo da Bíblia.

Kim compartilhou o momento especial no Twitter. Com a multidão aplaudindo, houve uma genuína alegria na sala enquanto Sia tocava a música. Por sua parte, Kim escreveu na legenda: “Não havia um olho seco nesta sala hoje”. Você sabe o que? Nós acreditamos nisso.

Keeping Up with… the Wests?

Não é segredo que os Kardashian-Jenners construíram todo o seu império multimídia a partir do sucesso contínuo do reality show Keeping Up with the Kardashians, que resistiu notavelmente ao teste do tempo desde sua estréia em 2007. Enquanto Kim Kardashian recebeu dicas de moda de seu marido, Kanye West  provavelmente tem uma coisa ou duas para aprender com os triunfos na TV de sua esposa.

De acordo com uma fonte citada pelo Radar Online em julho de 2019, “Kanye está legitimamente tentando vender um programa baseado em seus sermões de domingo… Ele está dizendo às pessoas que esse é seu objetivo desde que surgiu com a ideia do Sunday Service.”

Embora a esposa Kimmy K. esteja totalmente de acordo com a ideia de televisionar o que acontece nos cultos dominicais de West, há uma grande razão pela qual Kris Jenner ficou visivelmente preocupada com a suposta ideia. “[Kris] sabe que vai ter dificuldade em vender o projeto”, afirmou a fonte. “Como o programa de Kanye é baseado na religião, Kris não sabe se ela vai conseguir vender para algum canal e ela disse isso a ele.”

Supomos que apenas o tempo dirá se os fãs terão uma chance estendida de acompanhar os Kardashian-Wests no Sunday Service.

Recomendados para você