Trilha sonora de “8 Mile” feita por Eminem completa 16 anos

Escrito por Fellipe Santos 30/10/2018 às 21:58

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Em seu décimo sexto aniversário, “8 Mile Soundtrack” de Eminem mostrou o rapper no topo de seu jogo.

Em 2002, Eminem estava saindo recentemente do lançamento de The Eminem Show, que foi lançado em 26 de maio. Embora muitos considerem que o Marshall Mathers LP é a maior conquista do rapper, outros acham que The Eminem Show leva o título. Depois de passar anos como o vilão da América, Em passou seu terceiro álbum de estúdio em um estado reflexivo, abandonando sua abordagem anterior para uma mais coletiva e auto-analítica. Falhas e tudo, Em se colocou sob o microscópio para uma dose bem-vinda de desenvolvimento de caráter. Se a Era 8 Mile encontrou Em no auge de sua popularidade, foi apenas porque seu trabalho em The Eminem Show ampliou o alcance de sua base de fãs para incluir os pais que uma vez o insultaram.

Em 29 de outubro de 2002, Eminem lançou a trilha sonora oficial de 8 Mile pela Shady Records. É claro que o próprio Em estava prosperando, mas 50 Cent e Obie Trice ainda estavam esperando nos bastidores, com os respectivos sucessos, Get Rich Or Die Tryin e Cheers ainda a chegar. Nesse sentido, 8 Mile senti como um precursor, uma passagem da tocha. Olhando para trás, parece que Eminem estava no auge de seu ofício, particularmente como compositor. Tal é evidente ao ouvir singles como “Lose Yourself” e “8 Mile”, duas das peças centrais do álbum. Para não mencionar, o carisma sem esforço evidenciado em “Rap Game” e “Love Me” fala com uma sensação de experiência veterana inerentemente ausente em seu trabalho anterior.

Deliberadamente livre da presença de Dr. Dre, a trilha sonora de 8 Mile foi a ideia de Eminem. Como tal, sua lista de contatos foi utilizada de acordo, trazendo colaboradores como Jay-Z, Nas, 50 Cent, Xzibit e Young Zee. O lendário Rakim veio para fornecer uma presença, enquanto o falecido Guru capturou o espírito de Batalha de Rap sobre a produção icônica de DJ Premier. Olhando para trás, a tracklist possui uma lista de colaboradores empilhados, estabelecendo uma referência para as subsequentes trilhas sonoras do hip-hop que estariam por vir. Com Pantera Negra de Kendrick Lamar ganhando aclamação da crítica, e Mike WiLL Made-It podendo ser o próximo com Creed II, é provável que sigam o exemplo, é preciso perguntar se ambas as partes olharam para o exemplo de inspiração de Eminem.

Escute e relembra da trilha sonora icônica abaixo.

ícone

Recomendados para você