Trump está trabalhando para libertar ASAP Rocky após conversa com Kanye West

Escrito por Fellipe Santos 20/07/2019 às 11:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Após pedidos de Kim Kardashian e de uma conversa com Kanye West, Trump entrou em cena para libertar Rocky.

O presidente americano Donald Trump confirmou nesta sexta-feira que seu governo está trabalhando para ajudar a libertar o rapper A$AP Rocky depois que o artista foi preso na Suécia por suspeita de agressão no início deste mês.

Durante um evento do Oval Office homenageando o 50º aniversário da missão Apollo 11, Trump disse aos repórteres que planeja continuar buscando “amigos dele” na Suécia para fazer lobby pela libertação de Rocky,  que esteve em custódia estrangeira desde 2 de julho. Trump não deu um cronograma mais específico sobre quando ele acha que o rapper poderia ser libertado.

“Vamos ligar e conversar com eles, já começamos. E muitos, muitos membros da comunidade afro-americana me ligaram, amigos meus, e disseram que eu poderia ajudar”, disse Trump. “Eu pessoalmente não conheço A$AP Rocky. Mas posso dizer que ele tem um tremendo apoio da comunidade afro-americana neste país. E quando digo afro-americano, acho que posso realmente dizer de todos neste país, porque somos um só. Eu fui chamado por tantas pessoas me pedindo para ajudar A$AP Rocky.”, disse o presidente.

Um desses apoiadores afro-americanos é o rapper e amigo de Trump, Kanye West, que pediu a sua esposa, Kim Kardashian, que telefonasse para os conselheiros da Casa Branca, Ivanka Trump e Jared Kushner, de acordo com o TMZ. A dupla trabalhou com Kardashian em questões de reforma da justiça criminal no ano passado e desempenhou um papel crítico na clemência de infratores não-violentos, como Alice Marie Johnson.

Depois que Kardashian entrou em contato com os filhos do presidente sobre a detenção de Rocky, Kushner alertou Trump pessoalmente, que por sua vez acionou o secretário de Estado Mike Pompeo para intervir na Suécia.

O presidente deu uma versão diferente dos eventos na sexta-feira, dizendo aos repórteres que sua esposa, a primeira-dama Melania Trump, chamou a atenção dele pela primeira vez sobre o caso.

“Na verdade, aquela que sabia sobre A$AP Rocky era a nossa primeira dama”, disse Trump. “Ela estava me dizendo: ‘Você pode ajudar o A$AP Rocky? Você quer dar uma pequena declaração sobre isso?”

A primeira-dama, em seguida, entrou na conversa, dizendo que a Casa Branca está trabalhando com o Departamento de Estado para liberar o artista rapidamente: “Esperamos levá-lo para casa em breve”.

Os promotores suecos pediram mais tempo para deter o rapper enquanto decidem se devem acusá-lo formalmente, informou o Washington Post. Diversos legisladores americanos, incluindo os deputados Adriano Espaillat, Hakeem Jeffries, Joaquin Castro e André Carson, manifestaram-se contra as “condições desumanas” que Rocky enfrenta na Suécia. Na quarta-feira, todos os quatro congressistas pediram sua libertação junta a Casa Branca.

Kardashian West elogiou os esforços da Casa Branca em um tweet na quinta-feira, agradecendo pessoalmente a Trump, Pompeo e Kushner por seu trabalho. Trump citou seu “relacionamento muito bom” com a nação escandinava nesta sexta-feira como possível alavanca para garantir a libertação de Mayers.

“Nós vamos ver”, disse Trump. “Tivemos um ótimo relacionamento com a Suécia. Ele está sendo mantido, como você sabe, na Suécia e tivemos um relacionamento muito bom na Suécia.”

Depois de embarcar no Air Force One a caminho de um evento de arrecadação de fundos no clube de golfe de Bedminster, Trump twittou que havia conversado com Kanye West sobre a prisão de Rocky e disse que ligaria para o primeiro-ministro da Suécia para tentar resolver a situação.

ícone

Recomendados para você