Vídeo inédito mostra George Floyd chorando e implorando para não ser morto durante ação policial

Escrito por Vinicius Prado 04/08/2020 às 23:07

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O Daily Mail, com sede em Londres, não diz como obteve as imagens das câmeras do corpo policial.

Imagens inéditas das câmeras corporais usadas por dois dos ex-policiais de Minneapolis envolvidos na prisão de George Floyd, foram obtidas pelo Daily Mail. Floyd aparece em pânico e pode ser visto chorando enquanto diz que sofre de ansiedade e claustrofobia. Floyd implora para não morrer um pouco antes da ação policial se tornar violenta. O Daily Mail, com sede em Londres, não diz como obteve as imagens das câmeras do corpo policial.

Momentos depois, o policial Thomas Lane pode ser ouvido perguntando ao policial Derek Chauvin se Floyd deve ser jogado ao seu lado. Floyd morreu em 25 de maio enquanto estava sob custódia, e o incidente – que também foi gravado em vídeo por telefone celular – desencadeando protestos que logo se espalharam pelo mundo. As manifestações sobre sua morte e a morte de outros afro-americanos nas mãos da polícia provocaram intensas discussões sobre o racismo na América.

As imagens das câmeras policiais de Thomas Lane e J. Alexander Kueng foram arquivadas no tribunal em 7 de julho pelo advogado de Lane como evidência apoiando sua moção para descartar as acusações contra o ex-oficial, mas apenas as transcrições escritas foram tornadas públicas pela tribunal na época. O juiz Peter Cahill, que preside os casos, disponibilizou as filmagens de câmeras corporais de Lane e Kueng para visualização pessoal limitada no tribunal em 15 de julho.

Cahill se recusou a permitir que as organizações de notícias publicassem as imagens. Uma coalizão de empresas de mídia locais e nacionais, incluindo a CNN, apresentou uma moção em julho pedindo a liberação imediata dos dois vídeos de câmeras, mas ainda não obtiveram sucesso.

Os quatro policiais envolvidos foram demitidos. Chauvin foi acusado de assassinato em segundo grau. Os outros três policiais envolvidos na morte de Floyd – Kueng, Lane e Tou Thao – também foram presos e acusados ​​de ajudar e favorecer assassinatos em segundo grau e de homicídios em segundo grau.

Confira as imagens abaixo.

ícone

Recomendados para você