WhatsApp Pay: Agora é possível transferir dinheiro pelo Whatsapp

Escrito por Felipe 15/06/2020 às 10:45

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Brasil é o primeiro país a implementar sistema de pagamentos no aplicativo móvel.

Com cerca de 130 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp lançou nesta segunda-feira, 15, um módulo de compartilhamento de dinheiro entre usuários e empresas por meio do aplicativo móvel chamado “Whatsapp Pay”. A confirmação da novidade foi feita nesta segunda-feira por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, empresa dona do WhatsApp. Desde 2018, o sistema de pagamentos vem sendo testado na Índia. O Brasil será, portanto, a primeira nação a receber o roll-out do sistema. A novidade é que, além do compartilhamento de moeda entre usuários, também será possível utilizar o método para pagar uma empresa.

“Estamos facilitando o envio e recebimento de dinheiro como o compartilhamento de fotos. Também estamos permitindo que pequenas empresas façam vendas diretamente no whatsapp” publicou. O diretor de operações do Whatsapp no Brasil, Matt Idema, comemorou a novidade. “Estamos muito animados por disponibilizar pagamentos através do Whatsapp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse. Pequenas empresas são fundamentais para o país.” disse.

Inicialmente, será possível usar cartões de crédito ou débito do Banco do Brasil, Nubank, e Sicredi nas redes Visa e Mastercard. Os pagamentos no Whatsapp serão ativados através do Facebook Pay.

Como funciona as transferências de dinheiro pelo Whatsapp?

Para que usuários possam enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp será preciso cadastrar um cartão pelo Facebook Pay. De acordo com o WhatsApp, será preciso incluir a senha (ou reconhecimento biométrico do celular) toda vez que o usuário ter que enviar algum dinheiro. As informações de cartão também são encriptadas. Veja como vai funcionar:

Haverá uma função, no mesmo menu do envio de imagens, chamada “Pagamento”;
Quando o usuário clicar, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;
Será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha númérica de 6 dígitos;
Depois, o usuário vai precisar incluir nome completo, CPF e um cartão emitido por um dos bancos participantes;
Será preciso verificar o cartão junto ao banco, recebendo um código por SMS, e-mail ou aplicativo do banco.

Como enviar dinheiro para outra pessoa pelo Whatsapp?

Para realizar transferências, é necessário que as duas pessoas tenham conta em alguma das instituições financeiras credenciadas. As transações não têm taxa e são concluídas no mesmo dia, respeitado o horário de funcionamento da instituição, ou no próximo dia útil. Na função, apenas cartões de débito serão aceitos.

É possível enviar até mil reais por transação e receber até 20 transações por dia, respeitando o limite de R$ 5 mil por mês. Cada transação realizada deverá ser liberada com uma senha (PIN) ou por biometria. Segundo a empresa, o mecanismo garante que nenhuma ação seja realizada sem o consentimento do usuário, mesmo que o smartphone seja perdido ou roubado.

Como enviar dinheiro para empresas pelo Whatsapp?

Contas comerciais poderão usar o recurso pelo WhatsApp Business. Será necessário cadastrar ou criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, fornecendo dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa. Após o cadastro, o aplicativo levará até três dias para liberar a função.

As empresas não precisam ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos. Apesar, cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Não há limite de transações desse tipo. Já os clientes que quiserem pagar pelo WhatsApp Pay precisarão ter um cartão de uma das instituições parcerias. Serão aceitos cartões de crédito e débito sem nenhum custo extra para o consumidor.

 

ícone

Recomendados para você